Comissão que organiza Conird 2011 envia cartas de aceita a trabalhos
24 Sep 2011
A Comissão Organizadora do Conird 2011 (Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem), que acontecerá em Petrolina/PE entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011, começa a enviar as Cartas de Aceite dos trabalhos enviados ao evento.
E foi aprovado para apresentação e publicação, pelo Comitê Científico do XXI Conird o trabalho intitulado: “Radiação Líquida Diária Estimada e Medida na estimativa da evapotranspiração de Referência na Região Noroeste Paulista”, dos seguintes autores: Marcus Damião de Lacerda; Fernando Braz Tangerino Hernandez; Gilmar Oliveira Santos; Antônio Heriberto de Castro Teixeira; Christopher M. U. Neale.
Esse trabalho é da Área de Hidráulica e Irrigação (AHI) da UNESP Ilha Solteira, e está registrado sob o Nº 198, será publicado na forma de CD-Room e posteriormente estará disponível na página https://www.abid.org.br.
Resumo do trabalho
Este trabalho foi realizado com o objetivo de comparar os valores da radiação líquida diária estimada com base na radiação global e a medida pelo sensor Campbell Q-7.1 na estimativa final da evapotranspiração de referência. Para tanto utilizou-se os dados da Estação Agrometeorológica Automática da UNESP Ilha Solteira-SP no período de março/2000 à dezembro/2010, totalizando 3.339 dados históricos de: temperaturas do ar, umidades relativa do ar, pressão atmosférica, radiação solar global, velocidade do vento e insolação. Os resultados da radiação líquida mostraram performances ótimas, subestimados e superestimados em valores máximos de -0,38 e +1,37 MJ.m-2.dia-1, respectivamentes, ajustando-se à uma regressão linear com R2=0,984. Assim permitindo recomendar o uso de valores de estimados da radiação líquida como componente da equação da evapotranspiração de referência (ETo) por Penman-Monteith, evitando o investimento e o custo com a manutenção, mão-de-obra especializada para calibração e manutenção deste equipamento em campo.
Esse trabalho faz parte das atividades do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semiárido financiado pela FAPESP e FACEPE e sob a Coordenação pelo Estado de São Paulo do Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e pelo Estado de Pernambuco do pesquisador Dr. Antônio Heriberto de Castro Teixeira.
Fonte: Divulgação