Sanidade feita com homeopatia para animais: boiada sadia sem manejo
05 Apr 2012
Quando começou a usar homeopatia animal no seu rebanho nelore, Paulo Menta, proprietário da Agropecuária Menta LTDA (em Bandeirantes-MS), tinha o objetivo de não usar mais nenhum produto químico no manejo sanitário de seu rebanho e livrar a fazenda de quaisquer ivermectinas e produtos que pudessem deixar resíduos na carne ou esterco de seus animais. “Eu acredito que a química usada nos animais pode interferir até na saúde do solo da minha propriedade”, justifica o pecuarista.
Especializada em cria de bezerros, a Fazenda Menta começou a usar em 2009 produtos homeopáticos para fertilidade e para controle de carrapatos em bovinos e demais parasitas externos, como bernes e moscas-do-chifre, e internos, que causam as verminoses. Os resultados visíveis a olho nu foram animais mais dóceis, com pelagem lisa, limpa e, consequentemente, a boiada mais sadia. “No primeiro ano a gente já observou a redução drástica dos parasitas, praticamente eliminando a mosca-do-chifre e os carrapatos”, aprovou o pecuarista Paulo Menta. “Depois deste período, o doutor Marco Cucco e a doutora Mônica de Souza (ambos médicos veterinários homeopatas da Sigo Homeopatia) vieram fazer exame de sangue nos animais para verificar possíveis infestações e anemias. Os níveis foram extremamente baixos e não indicavam nenhuma doença”, completou Menta.
Além dessa mudança visual, a Fazenda Menta também pôde comprovar a eficiência da homeopatia na evolução da produtividade dos animais. A média de peso na desmama dos bezerros até 2009 variava entre 185 e 190 kg. Em 2011, o peso médio na desmama foi de 204 kg. Outra mudança significativa no rebanho foi a taxa de prenhez ao final da estação de monta. A média de matrizes prenhes, que era de 77%, passou para 88% também em 2011, dados que estão todos planilhados pelo “dono dos bois”.
“O que mudou na fazenda de 2009 para 2011, além da homeopatia, foi que passei a acrescentar uréia no sal mineral o ano todo, não somente na época da seca”, complementa o pecuarista Paulo Menta. O manejo alimentar da fazenda é feito a pasto, com Brachiaria humidicola, Brachiaria decumbens e Brachiaria brizantha e, quanto ao manejo sanitário, somente as vacinações oficiais obrigatórias (aftosa, brucelose e carbúnculo) e os produtos de homeopatia veterinária, que são acrescentados ao sal mineral.
O sucesso da homeopatia animal na Fazenda Menta não foi restrito somente ao rebanho bovino. Os ovinos e a tropa de cavalos também são tratados com os produtos homeopáticos. “Nos ovinos eu notei os animais mais limpos, com pêlo liso e maiores. Já a tropa está mais disposta para o trabalho e mais forte”, observou o proprietário.
Quanto à resistência do mercado ao uso da homeopatia, Menta concorda que o produtor rural é cuidadoso quanto ao que é novo. “Existe (resistência) e vai demorar a ser quebrada, até porque é algo pouco palpável. Eu mesmo não vejo a homeopatia porque encomendo e vai para minha fazenda direto no saco de sal mineral”, conta Paulo Menta.
Venda de bezerros nelore
A qualidade da bezerrada da Fazenda Menta será mostrada no 2° Leilão de Corte Agropecuária Menta e Convidados. Paulo Menta revela que levará bezerros nelore desmamados com 210 kg aos 8 meses de idade. “O que estará lá são animais com expressão racial ultra definida, bem musculosos, desenvolvidos e pesados, pra que o invernista possa reduzir tempo na recria e engorda”, recomenda Menta. Veja ao final desta página as fotos dos bezerros da Fazenda Menta.
O leilão acontece no dia 17 de abril, terça-feira, durante a Expogrande 2012, no Tattersal da Acrissul às 20h.
Veja também: Agenda de Leilões da Expogrande 2012.
Produtos homeopáticos
A Fazenda Menta, localizada em Bandeirantes-MS, trabalha somente com monta natural. O objetivo é aumentar o número de matrizes, que hoje são 1600, e o número real de bezerros desmamados. Por isso, depois de investir em produtos para controle de parasitas e para aumento da fertilidade, o próximo passo da Agropecuária Menta LTDA é usar produtos para desmama de bezerros mais pesados, que será incrementado na ração de creep feeding.
O controle dos parasitas é feito pelo EndectoSigo, cuja aplicação é feita sem necessidade de injeções ou trabalho em curral, livre de resíduos na carne e no leite. Já a fertilidade das matrizes Nelore é estimulada pelo FertSigo, que melhora o desempenho reprodutivo.
Bezerros e matrizes nelore da Fazenda Menta (clique para ampliar)
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro