Conforme prometido, a Rural Centro apresenta nesta segunda-feira um estudo sobre o desempenho histórico das exportações brasileiras de carne bovina in natura realizadas a partir do Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Veja também

Confinar 2012: evento acontece 8 e 9 de junho em Campo Grande/MS

Atenção: Na próxima quinta-feira (1º), o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) apresenta os dados das exportações do agronegócio em fevereiro.

O balanço elaborado pela Rural Centro é apresentado toda segunda-feira e traz as principais informações do setor. A ideia é que o produtor encontre em apenas uma página tudo o que é importante para o desenvolvimento do seu negócio e as principais notícias dos últimos dias.

Exportação
Preço Físico
USDA
Últimas Notícias

EXPORTAÇÃO
Vimos na semana passada que em janeiro deste ano, as exportações de carne bovina, do tipo in natura, somaram 62,4 mil toneladas líquidas, resultado que é o terceiro menor desde janeiro de 2004.

Segundo a apuração feita pela Rural Centro, a Rússia mantém o status de maior comprador de carne bovina in natura do Brasil, seguido pelo egípcios.

Os venezuelanos, com negociações de 9,2 mil toneladas, ficaram em terceiro lugar neste ranking comparativo. Logo depois vem os chineses que através de Hong Kong, sua unidade administrativa, importaram do Brasil 8,2 mil toneladas. O Chile comprou 2,4 mil toneladas de carne bovina.

São Paulo continua liderando o ranking de principal exportador de carne bovina do Brasil. No mês analisado, as vendas desta praça acumularam 19,5 mil toneladas, o segundo menor desde 2002, para este período citado, apenas maior que as 16 mil toneladas vendidas em jan/11.

Em segundo lugar, GO exportou 10,5 mil toneladas e passando do segundo para o terceiro lugar entre 2011 e 2011 ficou o MT, com total de 9,5 mil toneladas. MS em quarto lugar alavancou as negociações em 57,6%, com total de 9,2 mil toneladas em jan/12.

MT X MS

Janeiro, ao que tudo indica, não foi realmente um bom mês aos frigoríficos que operam a partir do Estado de Mato Grosso, isso porque as exportações a partir desta praça produtora somaram 9,5 mil toneladas líquidas, o segundo menor patamar deDestino, Países, Exportação, MTsde 2005, acima apenas das vendas de 2009 (5,8 mil toneladas).

O grande ponto a ser destacado é que no começo deste ano, os dois maiores compradores do Estado: Irã e Rússia não negociaram, ou comercializaram muito pouco, com a praça produtora.

Comparado ao ano passado, o resultado chega a assombrar: Em janeiro de 2011, os embarques de carne bovina ao Irã somaram 3,5 mil toneladas, caindo drasticamente para 501 toneladas em 2012. E mais, os russos este ano ainda não efetivaram nenhuma negociação de in natura com os mato-grossenses, contra 2,5 mil toneladas vendidas em jan/11.

Em sentido inverso a esses dois países, houve um aumento considerável nas compras do Egito,Venezuela e Honk Kong.

Egito e Venezuela quadriplicaram as negociações em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 826 t para 2,763 mil/t no caso dos egípcios, que hoje lideram o ranking de principais compradores desta praça (veja gráfico ao lado) e saindo de 720 t para 2,414 mil t no caso dos venezuelanos.

Hong Kong, unidade administrativa da China, comprou este ano 1,356 mil t, contra 986 t anotadas no ano anterior.

Esta diminuição em jan/12, no resultado total, derrubou o MT para a terceira posição no ranking nacional. No ano passado, estava em segundo lugar.

Destino, países, MS, exportação, Secex, Rural Centro

Em dezembro de 2011, as vendas internacionais a partir do MT acumularam 12,6 mil toneladas.

Já Mato Grosso do Sul comemora números favoráveis em jan/12, com embarques de 9,2 mil toneladas líquidas de carne bovina in natura, um recorde absoluto.

Aqui o suposto bloqueio iraniano não trouxe consequências grave, isto porque apesar da queda de 2,2 mil toneladas para 424 toneladas em 2012, a Rússia direcionou um bom pedaço das compras com o MS, um total de 5,2 mil toneladas contra 676 t apresentadas no ano anterior. Veja o quadro do lado esquerdo.

Apesar do crescimento, MS se manteve na quarta posição como maiores vendedores de carne bovina in natura. Lembrando que em dezembro do ano passado, as vendas a partir desta praça produtora somaram 7,4 mil toneladas.

 

Abaixo seguem duas planilhas históricas elaboradas pela Rural Centro. Acompanhem

 

Estudo, Exportação, Histórico, MT, MS

Voltar ao topo

ESTUDO RURAL CENTRO – PREÇO FÍSICO

Em Campo Grande/MS, o preço a prazo do boi gordo acumula ao longo deste mês (1º a 24) apresenta retrocesso de 1,1%, recuando de 92 reais para 91 reais a arroba, uma diferença negativa de um real em cada arroba negociada.

Voltar ao topo

 

USDA

Ao longo dos últimos anos, os elevados preços dos alimentos, a recessão econômica e a seca nas planícies dos Estados Unidos foram fatores determinantes para reduzir o retorno financeiros dos produtores e também para baixar o investimento no setor.

O efeito deste cenário: A produção americana de carne vermelha e de aves deve cair este ano e no ano que vem.

Combinado com o aumento das exportações, o que ocorre é um declínio no consumo per capita de carne vermelhas e de aves até 2013, voltando a subir nos anos seguintes. 

Voltar ao topo

Veja as principais notícias do setor nos últimos dias:

EUA: produtores de carne fazem vídeo para esclarecer sobre pegadas de carbono
Aumenta renda da classe C no campo
INAC: Abates de Bovinos crescem no Uruguai, participação de vacas diminui



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.