(*) por Natália Orlovicin e Ana Luiza Lodi

Na primeira estimativa da INTL FCStone para a safra 2014/15 de soja do Brasil, a área plantada ficou em mais de 31 milhões de hectares, configurando um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Mesmo com preços da soja em queda, refletindo um cenário internacional de maior folga no balanço de oferta e demanda, os produtores devem continuar o ciclo de expansão dos últimos anos.

Considerando uma produtividade média dentro de condições climáticas normais, de 2.978 kg/ha, a produção brasileira atingiria um novo recorde de 93 milhões de toneladas de soja colhidas em 2015.

A expectativa para o clima é de ocorrência do fenômeno El Niño moderado durante o período da safra, o que pode ser benéfico para as lavouras em muitas das regiões, especialmente naquelas em que o padrão climático costuma ser mais instável, como o Sul do país. Em setembro, o clima deve continuar mais seco do que o normal, permitindo os trabalhos de plantio sem atrasos consideráveis. Já em outubro e novembro, o nível de precipitação deve se normalizar, favorecendo um aumento da umidade do solo na fase de desenvolvimento vegetativo.

Área cultivada no verão deve ser menor, com milho perdendo espaço para soja
A primeira estimativa da INTL FCStone para a safra 2014/15 de milho do Brasil trouxe uma área plantada de 6,21 milhões de hectares para o ciclo de verão. Essa área é 4,7% inferior ao nível de 2013/14.

Uma redução de área na primeira safra já era esperada, em meio ao contexto de baixos preços do milho, com os produtores dando preferência para a soja. Ademais, como existe a possibilidade de plantio de uma segunda safra, a tendência é que a produção de milho se concentre mais no inverno.

A produtividade média para a safra de verão ficou em 5 toneladas por hectare, acima do alcançado no ciclo anterior, quando houve perdas devido ao clima seco, registrado principalmente no mês de janeiro. Com isso, a produção deve alcançar 31,04 milhões de toneladas no verão. Para a safra de inverno, ainda não foram feitos ajustes, mantendo-se os números de 2013/14. Com isso, no total do ciclo, a produção ficaria em 76,84 milhões de toneladas.

Destaca-se que as perspectivas climáticas estão favoráveis para a safra de verão, com expectativa de ocorrência do fenômeno El Niño, com intensidade moderada. Contudo, destaca-se que o El Niño pode trazer prejuízos para a safra no Nordeste do país, onde o clima tende a ficar mais seco durante este fenômeno.

+ Suinocultores veem descolamento dos preços do animal x preços dos grãos

INTL FCStone chega aos EUA para documentar condições da safra de grãos

Leia outras análises da coluna Commodity Intelligence sobre o mercado de grãos

(*) Natália Orlovicin é analista de soja na consultoria INTL FCStone; Ana Luiza Lodi é analista de milho na consultoria INTL FCStone.



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.