Empresas rurais: planejamento e uso do benchmarking como estratégia
(*) por Leonora Duarte
Para que não operem na base da improvisação, as empresas rurais requerem planejamento em todas as suas operações. Por isso, o produtor rural precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro do seu negócio. E para planejar, é necessário identificar os fatores mais relevantes do mercado e do seu potencial produtivo. Pois, sem planos, as ações se tornam meramente casuais, aleatórias e sem rumo, conduzindo simplesmente ao caos.
O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir o que fazer antes da ocorrência da ação necessária, produzindo efeitos e consequências futuras.
- É possível classificar um planejamento, considerando o ambiente em que ele é estruturado. Há planejamentos conservadores, otimizantes e adaptativos;
- Em relação à autonomia e à abrangência do planejamento há três níveis: estratégico, tático e operacional. Entender a diferença entre estes níveis significa planejar adequadamente de acordo com a capacidade e a liberdade de ação dos executores do plano.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO: DEFINIÇÃO
Para que o planejamento seja bem sucedido, torna-se necessário verificar quais os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos propostos.
- O que são fatores críticos de sucesso? São aspectos ligados diretamente ao sucesso. Se eles não estiverem presentes, os objetivos não serão alcançados;
A identificação dos fatores críticos de sucesso é fundamental para a realização dos objetivos organizacionais. Existem duas maneiras de identificá-los:
- Dissecar os recursos do negócio e o mercado para identificar os segmentos que são mais decisivos e importantes;
- Descobrir o que distingue as propriedades rurais bem-sucedidas, daquelas mal sucedidas e analisar as diferenças entre elas. Aqui se aplica o benchmarking.
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O QUE É BENCHMARKING
É um processo objetivo de classificar as atividades produtivas internas em comparação com outras semelhantes e realizadas por empresas reconhecidas por suas melhores práticas (não necessariamente no mesmo setor), visando identificar oportunidades de melhoria dos processos produtivos (e estratégicos).
- Onde obter dados para o benchmarking? Através de brainstorming entre a equipe interna; por meio de qualquer dado confiável de pesquisas de mercado sobre clientes, fornecedores, distribuidores; em relatórios de sistemas de gestão que balizem o seu negócio com o mercado, etc. Mas, é importante que você obtenha uma avaliação sem enfeites daquilo em que sua empresa é forte e fraca em relação aos concorrentes-chave;
- A metodologia fornece um instantâneo de como empresas diferentes estão em um dado momento, quando o que importa para o futuro é a trajetória da competência. Caso seja possível (se você e sua equipe tiverem informações para isso), acrescente um senso de trajetória às suas avaliações (com tendências do agronegócio, por exemplo).
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* Leonora Duarte é especialista em gestão de processos de negócio da Ideagri