(*) por Leonora Duarte

Gestão rural - benchmarking e planejamentoPara que não operem na base da improvisação, as empresas rurais requerem planejamento em todas as suas operações. Por isso, o produtor rural precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro do seu negócio. E para planejar, é necessário identificar os fatores mais relevantes do mercado e do seu potencial produtivo. Pois, sem planos, as ações se tornam meramente casuais, aleatórias e sem rumo, conduzindo simplesmente ao caos.

 

 

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. Trata-se de decidir o que fazer antes da ocorrência da ação necessária, produzindo efeitos e consequências futuras.

- É possível classificar um planejamento, considerando o ambiente em que ele é estruturado. Há planejamentos conservadores, otimizantes e adaptativos;

- Em relação à autonomia e à abrangência do planejamento há três níveis: estratégico, tático e operacional. Entender a diferença entre estes níveis significa planejar adequadamente de acordo com a capacidade e a liberdade de ação dos executores do plano.

Tipos e níveis de planejamento

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO: DEFINIÇÃO

Para que o planejamento seja bem sucedido, torna-se necessário verificar quais os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos propostos.

- O que são fatores críticos de sucesso? São aspectos ligados diretamente ao sucesso. Se eles não estiverem presentes, os objetivos não serão alcançados;

A identificação dos fatores críticos de sucesso é fundamental para a realização dos objetivos organizacionais. Existem duas maneiras de identificá-los:

- Dissecar os recursos do negócio e o mercado para identificar os segmentos que são mais decisivos e importantes;

- Descobrir o que distingue as propriedades rurais bem-sucedidas, daquelas mal sucedidas e analisar as diferenças entre elas. Aqui se aplica o benchmarking.

+ Leia reportagens da série Produtor de Sucesso, sobre bons exemplos de gestão rural

O QUE É BENCHMARKING

É um processo objetivo de classificar as atividades produtivas internas em comparação com outras semelhantes e realizadas por empresas reconhecidas por suas melhores práticas (não necessariamente no mesmo setor), visando identificar oportunidades de melhoria dos processos produtivos (e estratégicos).

- Onde obter dados para o benchmarking? Através de brainstorming entre a equipe interna; por meio de qualquer dado confiável de pesquisas de mercado sobre clientes, fornecedores, distribuidores; em relatórios de sistemas de gestão que balizem o seu negócio com o mercado, etc. Mas, é importante que você obtenha uma avaliação sem enfeites daquilo em que sua empresa é forte e fraca em relação aos concorrentes-chave;

- A metodologia fornece um instantâneo de como empresas diferentes estão em um dado momento, quando o que importa para o futuro é a trajetória da competência. Caso seja possível (se você e sua equipe tiverem informações para isso), acrescente um senso de trajetória às suas avaliações (com tendências do agronegócio, por exemplo).

+ Gestor rural e sua adaptação às mudanças de mercado

+ Leia mais artigos da Coluna Rehagro na Rural Centro

* Leonora Duarte é especialista em gestão de processos de negócio da Ideagri



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.