Sistema creep feeding: bezerros de corte
O uso do creep-feeding na suplementação de bezerros de corte
Foto - Tipo de creep-feeding para suplementação dos bezerros. Rocha, 2001.
A suplementação de bezerros de corte, muitas vezes, destina-se a beneficiar a vaca em seu potencial reprodutivo. Em relação ao bezerro, a prática tem a finalidade de complementar a quantidade de leite insuficiente produzida pela mãe no final da lactação, especialmente no caso das zebuínas, e nos períodos de seca. Este fato tem ainda mais peso quando o interesse do produtor é o máximo ganho de peso e vigor para venda de tourinhos e novilhas.
O período compreendido entre o nascimento e a desmama é quando os animais apresentam as mais altas taxas de ganho de peso, representando de 25 a 35% do peso ao abate. A suplementação na pré-desmama pode ser feita por meio do creep-feeding, um cocho cercado que permite o acesso apenas dos bezerros. Para que seja efetivo, é preciso que os animais de fato frequentem a instalação e consumam a ração oferecida. São algumas alternativas para ensiná-los a usar o creep-feeding:
Dicas
1. Inserir um bezerro mais velho ao grupo, que servirá de chamariz aos restantes
2. Espalhar um pouco da ração fora do cercado para que as vacas “ensinem” suas crias a comer. Colocar também dentro do cercado, próximo ao cocho.
3. Permitir o acesso ao cocho tanto das vacas quanto dos bezerros durante alguns dias.
No início, a ingestão é menor, cerca de 200 a 400 g/cab/dia. Gradativamente a ingestão vai aumentando, chegando a 2 a 2,5kg/cab/dia. Para calcular a quantidade necessária, use a medida de 1% do peso vivo médio do lote. A alimentação das crias deve ser complementada com o pasto.
A resposta ao uso da suplementação é afetada pela qualidade e quantidade da pastagem, a produção de leite das vacas, o potencial de desenvolvimento, idade e sexo dos bezerros, o tipo de suplemento, tempo de fornecimento e consumo.
Para o produtor, é importante conhecer as estratégias que afetam a economicidade do sistema. Itens como preço, época de compra da ração, bem como seu uso racional, são decisórios na utilização da suplementação de bezerros.