Quem Sabe Responde: Genes dominantes e recessivos em cavalos

17 May 2012
A Série Quem Sabe Responde, apresentada excepcionalmente nesta quinta-feira, responderá a pergunta enviada pelo zootecnista Henrique Heinz de Freitas, da cidade de Cachoeira do Sul – RS: “Quais os genes dominantes e recessivos em equinos?”.
Para esclarecer esta dúvida, a equipe de jornalismo da Rural Centro conversou com Marcelle Aiza, bióloga bolsista da Embrapa Pantanal, localizada em Corumbá-MS.
Marcelle Aiza explica que no conteúdo genético existem milhares de características genotípicas (constituições hereditárias), algumas determinadas por genes recessivos e outras por genes dominantes. Portanto, a determinação dos genes dependerá das características nas quais se pretende analisar ou até mesmo melhorar nos animais.
A bióloga aponta que os genes alelos – aqueles que ocupam determinadas posições nas células cromossômicas (locus) - são representados por letras, sendo a característica dominante representada por letra maiúscula e a recessiva por letra minúscula. Neste caso:
• Gene dominante: é expressado fenotipicamente (constituição visível do indivíduo, por exemplo, comportamento, fisiologia e morfologia) quando surgir homozigose ou heterozigose (AA ou Aa);
• Gene recessivo: é expressado fenotipicamente apenas em casos de homozigose (aa).
Marcelle Aiza cita a cor da pelagem dos cavalos como exemplo, pois cada gene é responsável por um fator determinante nas tonalidades e permitem várias combinações.
• Genes da série C (color): são responsáveis pela reação química na produção do pigmento melânico e definirão se o animal terá pigmento (CC ou Cc) ou será albino (cc).
• Genes da série B (Black): determinam se o animal produzirá o pigmento preto (BB ou Bb) ou vermelho (bb).
Comparando com as séries de genes anteriores, se um animal apresentar homizigose dominante para a série B (BB), mas tiver uma homozigose recessiva para a série C (cc) – mesmo tendo um genótipo para pelagem preta – não apresentará cor na pelagem, pois expressará o genótipo albino que impede a produção de melanina. Deste modo, existem outras séries de genes que vão se combinar e definir o fenótipo coloração na pelagem do animal (séries A, E, G, M, R, W).
Qual a próxima pergunta que a Rural Centro deve responder? Envie sua dúvida ou sugestão para o e-mail jornalismo@ruralcentro.com.br ou ainda poste no mural da rede +Rural Quem Sabe Responde. Use seu cadastro na Rural Centro para fazer login e participar. |
Fonte: Thaiany Regina/Rural Centro