Características de solo e época do ano definem tipo de suplementação mineral para o rebanho
27 Oct 2010
Dentro de toda a sazonalidade do manejo da pecuária, existe uma prática perene e importantíssima para a manutenção do escore corporal dos animais. É a suplementação nutritiva.
A mineralização do rebanho deve ser feita o ano inteiro, garante a médica veterinária Ana Paula Viscardi, técnica da Zoomix. “Só o que varia é o tipo de suplemento. Na época das águas, é mais comum utilizar energéticos, um pouco mais carregados de fósforo e selênio. Já na seca, usa-se proteína”, ensina Viscardi.
O tipo de complemento nutritivo depende também da região onde se localiza a propriedade. É usual que as empresas especializadas na produção de sais minerais tenham filiais em lugares de diferentes tipos de solo.
“Conforme for a região e o tipo de solo, o mineral muda. Por isso é interessante instalar fábricas em cada local que tenha uma característica diferente na demanda pelos suplementos”, afirma a médica veterinária.
Ana Paula relata ainda que, atualmente, os criadores estão buscando serviços cada vez mais segmentados para a sua propriedade. “Hoje em dia eles (os pecuaristas) geralmente querem uma instrução mais técnica, mais específica. Assim, podem obter melhores resultados com seu rebanho”, conta Viscardi.
Ao aprovar o interesse maior por conhecimentos técnicos, a veterinária da Zoomix condena a postura de criadores que buscam preço ao invés de qualidade do suplemento. “Tem produtor que não visa a categoria animal e compra, por exemplo, um mineral para engorda e aplica em uma vaca que está no cio ou prenhe. Assim, fica impossível de se conseguir o benefício”.
Você pode procurar pelo suplemento que atenda à necessidade de seu rebanho através da nossa ferramenta de busca. Os produtos adequados para cada região, assim como suas aplicações técnicas, podem ser encontrados no Rural Centro Mercado.
Fonte: José Luiz Alves Neto/Rural Centro