03 Dec 2010


A união de pequenos produtores com a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) proporcionou mais do que lucro, fez essas pessoas adquirirem conhecimento.

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma desenvolveu atividades como cursos, treinamentos e capacitações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Maracaju, Sidrolândia e Terenos,

“O Território da Reforma fez com que a informação fosse levada aos pequenos produtores e o feedback foi instantâneo”, conta Clodoaldo Martins, superintendente do Senar/MS e Funar. Ainda segundo Martins, o grande trunfo do projeto é a certificação dos alimentos produzidos por essas comunidades. Foi realizada uma análise nutricional de cada produto, a fim de regularizá-los para a venda em grandes redes de mercado.

O espírito de associação foi instalado nessas comunidades, que antes vendiam apenas informalmente suas mercadorias. “Os produtores perceberam que se venderem juntos, o lucro é maior. Se eu não tiver um produto e indicar um colega para vender, não vou ter prejuízo por isso, muito pelo contrário”, enfatiza Antônio Minari, coordenador do projeto.

Marly Sanchik é artesã do município de Dois Irmãos do Buriti há seis anos, e espera que o projeto continue e se fortaleça. Ela é presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos do Buriti e coordenadora do Projeto Sabor e Arte, que desenvolve artesanato e culinária com as mulheres da região. “A falta de conhecimento no meio rural é grande. Sempre precisaremos de projetos como este para que nossos produtos sejam conhecidos e comercializados”, diz Sanchik.

Minari diz estar muito satisfeito com os resultados obtidos nas propriedades, e, principalmente, com a mudança de foco dos produtores. E diz que o mérito do sucesso é todo deles, pois eles sim fizeram a diferença.

 


 

Fonte: Mariana Bianchi - Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.