História da raça: cavalo puro-sangue lusitano

19 Aug 2011
O cavalo lusitano é uma das três raças puro-sangue existentes. Além dele, existem o cavalo árabe e o puro-sangue inglês. Sua montaria começou a ser feita há mais de cinco mil anos e é o cavalo de sela mais antigo do mundo, segundo informações da Associação Portuguesa do Cavalo Puro Sangue Lusitano.
No Brasil, os primeiros cavalos lusitanos chegaram em 1541 e, posteriormente, a raça se estabeleceu junto à chegada da família real portuguesa, em 1808. Hoje, o país tem números expressivos na criação: é o segundo maior plantel do mundo com aproximadamente 12 mil animais e perde apenas para Portugal, berço da raça.
Segundo o superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Marcelo Vasconcellos, a versatilidade do animal faz com que ele seja utilizado para diversas finalidades, como esporte e trabalho. “As principais características do cavalo lusitano são a docilidade e a submissão ao cavaleiro. O criador pode deixar vários garanhões em um mesmo espaço que não haverá problemas”, tranquiliza Vasconcellos.
Dicas para criação
Para iniciar seu plantel de puro-sangue lusitano, a dica de Marcelo Vasconcellos é procurar a associação de criadores e verificar a documentação do animal escolhido. Quanto ao manejo, Vasconcellos afirma ser simples, assim como criar qualquer outra raça. “É um animal rústico, que pode ser criado a campo e não requer nenhum cuidado específico. A não ser que esse animal seja de provas, aí você tem que tratá-lo como um atleta”, pondera Marcelo.
O padrão racial do cavalo puro-sangue lusitano, segundo a ABPSL, tem as seguintes características:
• 500 kg distribuídos em formas arredondadas;
• Fêmeas com altura média de 1,55m na cernelha; machos com 1,60m;
• As cores mais comuns e apreciadas são a tordilha e a castanha. As demais cores são alazã, baio, palomina e preta.
Para conhecer melhor a raça, os interessados poderão visitar o 3° Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia/SP, que acontece de 15 a 18 de setembro de 2011, cuja programação contém uma etapa do campeonato paulista de equitação de trabalho e uma etapa do circuito de velocidade Santander da mesma modalidade.
Curiosidades sobre o puro-sangue lusitano
• Apesar de o Brasil ter o segundo maior plantel do cavalo puro-sangue lusitano, tem os dois maiores criadores do mundo.
• Quatro de cinco conjuntos brasileiros a participarem das provas de hipismo nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 usarão animais puro-sangue lusitanos na competição que vai de 14 a 30 de outubro deste ano.
• A ABPSL tem hoje cerca de 300 associados.
Saiba mais sobre a raça:
Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano
Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano
fotos: Ney Messi.
Fonte: José Luiz Alves Neto / Rural Centro