Confinar 2012: Tomada de decisão na escolha de volumosos para confinamento
09 Jun 2012
Durante o Confinar 2012, o cuidado com a mão de obra é um ponto retomado frequentemente. Não foi diferente na palestra do Luiz Gustavo Nussio, Professor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, com o tema: "Tomada de decisão na escolha de volumosos para confinamento".
Segundo o palestrante, dentro do confinamento é importante entender a aptidão agrícola da propriedade para um determinado volumoso. Para isso é preciso andar na propriedade e conhecer a historia agronômica, como ficará o armazenamento do volumoso, o custo de dieta, entre outros pontos.
O confinador precisa definir dois pontos de aumento de peso no animal. O primeiro determina a qualidade na engorda dos bovinos, onde é utilizado milho, sorgo, girassol ou aveia. O outro ponto é o ganho produtivo, onde é usada a cana-de-açúcar, silagem capim e feno de gramíneas. E dentro de tudo isso tem que haver o gerenciamento de risco, senão o confinador terá sérios problemas e prejuízos.
Dentro do confinamento é preciso realizar uma análise de aptidão agrícola que é a soma de topografia, fertilidade, drenagem, logística operacional e até mesmo recursos humanos que é fundamental na tomada de decisão.
Além disso, o palestrante cita que aqui no Brasil, ainda há problemas como erosão, degradação das glebas, produtividade decrescente, baixo valor nutritivo na forragem e elevado custo do nutrientes, resultando ainda um critério maior, uma análise mais efetiva por parte dos confinadores.
Fonte: Rural Centro