7 curiosidades sobre a importância da agropecuária para o brasileiro

21 Jul 2021

No Brasil a agropecuária tem um papel de grande relevância para a economia nacional, segundo informações do Ministério da economia, esta atividade representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro que faz gerar emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.

No primeiro trimestre de 2021 o (PIB) do setor agropecuário, foi o que mais cresceu, foram divulgados dados, e segundo o IBGE, este setor registrou um crescimento de 5,7% comparando com quarto trimestre do ano passado e 5,2% em relação a igual período de 2020.

A agropecuária está relacionada a atividades de cultivo de plantas que seria a agricultura e à criação de animais chamada de pecuária.

Existem várias atividades que são exercidas neste setor, tais como, o plantio, adubação, controle de pragas e doenças, distribuição, colheita, manuseio com os animais sendo eles, gado, aves, suínos, equinos e etc.

Desta forma é garantido que os produtos de origem natural, sejam enviados ao consumo humano e comercialização das matérias primas.

Sabemos que a agropecuária é de suma importância em nosso país, agora conheça sete curiosidades que envolvem este setor.

 

1- O Brasil é o maior produtor de café, laranja, etanol e bovinos.

Segue também sendo um dos maiores exportadores desses produtos, e é considerado também como um dos líderes de vendas de óleos, farelos e grãos.

 

2- Clima do Brasil é favorável à agricultura

As condições climáticas do Brasil foram decisivas para estabelecer culturas tropicais e a criação de animais, visto que as temperaturas são mais quentes durante o ano todo, na maior parte do território brasileiro.

 

3 – Mercado interno de carne bovina

Conforme os dados do Ministério da Agricultura, 16% da carne bovina brasileira é reservada para o mercado externo, bem como a maior parte é comercializada no mercado interno. Isso acontece pelo motivo de que o lucro no mercado nacional é mais alto e também pelo fato da baixa importação desse produto, sendo que a carne nacional possui melhor relação entre custo e benefício.

 

4- Aumento de comercialização agrícola no Brasil

A projeção do Ministério da Agricultura é que, até 2030, um terço dos produtos agrícolas comercializados sejam do Brasil, em função da crescente demanda dos países asiáticos.

 

5 – Sustentabilidade, utilizando água de rios

O setor agrícola são os que mais fazem retiradas das águas dos rios, elas são utilizadas para a irrigação das plantações.

 

6- A primeira escola para agrônomos no Brasil

A primeira escola para agrônomos no Brasil foi criada na época do Império, em 1875. Porém, a profissão de engenharia de agronomia só foi reconhecida em 1933.

 

7- A Subsistência e a Policultura

A agricultura em resumo é dividida em duas categorias no Brasil: A Subsistência, que é considerada mais tradicional, pois seu principal objetivo. A Policultura (plantação de vários produtos) está ligada à sobrevivência do agricultor, pois visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

E a Agricultura Comercial, que se trata da utilização de maiores espaços para a plantação de um único produto, nela utiliza mecanização como: tratores, ceifeiras, adubos químicos entre outros, tornando a plantação e distribuição mais rápida.

 

A agropecuária são atividades de grande importância para a economia mundial. O Brasil tem este setor como uma das suas principais atividades. Tanto a agricultura quanto a pecuária são capazes de ser realizadas de diversas maneiras. A agricultura representa o cultivo de diversos tipos de vegetais, e a pecuária, trata-se da criação de animais.

E aí, você conhecia alguma dessas curiosidades? Comente e compartilhe estas informações, e nos siga no Instagram.

 

 

 

Fonte: Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.