A História das Corridas de Cavalo

09 Jan 2012
Tudo começou no ano de 1689 quando os britânicos resolveram importar do Oriente Médio e da África alguns cavalos, eram eles Byerley Turk, Darley Arabian e Godolphin Barb. Ao chegarem a terras inglesas foram cruzados com éguas da região e deram à luz a animais de grande velocidade e resistência.
Um esporte tradicionalmente britânico que chegou ao Brasil em meados do século XIX. Inicialmente os proprietários dos animais treinavam e corriam eles mesmos. Isso com o tempo foi se modificando e hoje os donos focam sua atenção em criar os mais velozes animais do mundo e deixam a montaria para os profissionais chamados de Jóqueis.
A Corrida de Cavalos é dividia em diferentes categorias onde cada modalidade foca uma especialidade em comum, tanto do animal, quanto do cavaleiro. O que proprietário, tanto no século XVII quanto os atuais prezam são velocidade e equilíbrio, o temperamento do animal sempre acabou em segundo plano. Mas isso vem mudando hoje em dia.
Os tipos de corridas variam entre montarias ou atrelamento. Ou seja, os cavalos podem ser montados pelos jóqueis ou atrelados a uma charrete, por exemplo. Elas ocorrem em linha reta ou em pistas com traçados especiais, ovalados ou triangulares. Os proprietários investem em treinamento tanto do animal quanto da montaria e em troca recebe uma percentagem dos lucros obtidos com os visitantes e apostadores das corridas.
Para montar um cavalo de corrida é necessário ter certas peculiaridades. Um jóquei, por exemplo, deve pesar no máximo 48 kg e ter uma altura recomendável de 1,50m. O preparo físico daquele que vai montar tem que ser tão bom quanto do animal que será seu parceiro nas corridas.
O calendário das provas varia de país para país. E cada uma delas existe um ritual de apresentação onde os cavaleiros montam os animais em frente aos espectadores e fazem um desfile se dirigindo à linha de partida, onde a porteira de cada baia é fechada e aguardam o sinal de largada. Os percursos variam de acordo com cada competição. A distância mínima é de 400 metros, e os Grandes Prêmios, chegam a 4000 metros.
No Brasil existem quatro Jockeys Clubs principais: o Jockey Club Brasileiro, que fica no Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro, o Jockey Club de São Paulo no Hipódromo de Cidade Jardim em São Paulo, o Jockey Club do Paraná no Hipódromo do Tarumã em Curitiba e o Jockey Club do Rio Grande do Sul no Hipódromo do Cristal em Porto Alegre. Além de outras entidades espalhadas por todo país.
Saiba mais sobre cavalos na série História da Raça: >>> Cavalo Puro-Sangue Lusitano >>> Cavalo Crioulo |
Fonte: Amo Meu Cavalo