Aditivos aliados à fermentação ruminal geram animais mais produtivos

10 May 2013

Dando sequencia às palestras do Confinar 2013, o médico veterinário e doutor em ciência animal e pastagens, Marcelo Manella contou sobre os benefícios da fermentação ruminal aliada ao uso de aditivos no confinamento.

Em sua explicação, Marcelo destacou a importância do aumento da fermentação através da alimentação concentrada, onde acontece uma melhor definição de saúde e desempenho dos animais. “Até 80% da energia vem da fermentação, que pode ser melhorada trabalhando os ácidos graxos. Porém, isso acarreta na produção de metano e de ácidos láticos, que diminuem a eficiência energética e diminuição do Ph, respectivamente”, pondera.

Para correta utilização desses recursos, Marcelo indica a aplicação de aditivos ionóforos (monensina e salinomicina) e não inóforos (virginiamicina). “Eles diminuem a produção de metano, a degradação do rúmen e inibem a produção de hidrogênio, melhorando a conversão alimentar”, explica.

Segundo ele, caso o objetivo seja ganho de carcaça, é recomendado aditivos que estimulem os ácidos propiônicos, precursor da glicose. Caso seja aumento da produção de leite, o indicado são os ácidos acéticos, “É na dificuldade que vemos a diferença do uso dos aditivos”, conclui.

Como os compostos que manipulam a fermentação agem no rúmen?

A ação de produtos como a Virginiamicina no rúmen inibe o crescimento de bactérias produtoras de lactato e metano. Desta forma, o rúmen fica mais saudável, propiciando o ambiente adequado para as outras bactérias que ajudam a melhorar o desempenho animal. Eles podem ser usados em todas as fases de vida do animal - cria, recria e engorda. “Por exemplo, na cria temos verificado aumento nas taxas de prenhez das vacas. Na recria, aumento no ganho de peso na ordem de 120 gramas a mais por cabeça dia”, diz Marcelo Manella.

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.