Agroecologia e seu conceito

22 Dec 2021
Agroecologia é um conjunto de práticas de agricultura sustentável, que tem como conceito os princípios ecológicos para o bom manejo de agroecossistemas sustentáveis.
Nela são englobadas as questões sociais, políticas, culturais, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar que obtém uma importante renda econômica.
A agroecologia busca constantemente melhorar e possibilitar qualidade de vida para população através de suas práticas agroecológicas .
Vantagens da agroecologia
Por meio da agroecologia, a agricultura proporciona diversos benefícios como, qualidade de vida, qualidade dos alimentos com mais nutrientes e mais frescos, reconhecimento do produtor rural e melhor remuneração, veracidade do alimento orgânico, preservação do meio ambiente, entre outros.
A prática da agroecologia age no solo de forma saudável, sem o uso de insumos e defensivos agrícolas, sem prejudicar os seres vivos que vivem na terra e que compõem o ecossistema, esta atividade mostra os segredos na natureza e como plantar e colher com condições menos favoráveis.
Empresas na agroecologia
No Brasil, esta prática vem aumentando cada vez mais, existem muitos exemplos de produção de alimentos da agricultura orgânica.
O estado do Rio Grande do Sul, tem se destacado nos últimos anos, pois tem mostrado diversos projetos como a produção e contribuição a venda de alimentos orgânicos financiados, cursos de capacitação de agricultores e técnicos em agroecologia, divulgação de materiais de apoio de projetos e pesquisas na ampliação da agricultura de base ecológica, assistência técnica e extensão rural e social (ATERS), e mais inúmeras ações desenvolvidas.
A empresa Native, localizada em Sertãozinho, São Paulo, tem demonstrado que esta produção orgânica tem sido economicamente viável.
O grupo possui 6 mil funcionários e seis empresas, têm uma margem de produção de 100 mil toneladas de produtos orgânicos comercializados no Brasil e em mais 60 países. Sua área de produção possui 22 mil hectares.
Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente, no estado de São Paulo, aproximadamente 300 municípios possuem projetos de agricultura orgânica, e existem mais de 2 mil unidades produtoras em todo o estado.
Uma história de sucesso
Através do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), o Brasil se tornou o maior produtor de arroz agroecológico da América Latina, em áreas de reforma agrária distribuídas em 13 municípios do Rio Grande do Sul, onde foram plantados 3.433 hectares na safra de 2018/2019, a estimativa de colheita foi de cerca de 16 mil toneladas de arroz.
Mas esta produção de arroz iniciou-se de forma convencional há 20 anos atrás nos assentamentos.
Conforme relato de Emerson Giacomelli produtor de arroz da região, que foi devido a grande crise econômica do setor na época, surgiu diversos problemas de saúde, como a poluição nos assentamentos, o manejo inadequado de recursos naturais devido ao uso abusivo de agrotóxicos e a busca de autonomia no plantio, beneficiamento e comercialização.
Devido a este acontecimento, as famílias que moravam nos assentamentos decidiram produzir seu próprio arroz, e através do Cootap (Cooperativa dos Trabalhadores
Assentados da Região Porto Alegre), obtiveram o acesso a máquinas agrícolas e assistência técnica para produzirem a lavoura.
Nos dias atuais, a cooperativa da região opera na linha de frente da cadeia produtiva de arroz agroecológico, e realiza há 16 anos eventos para comemorar a colheita.
Apoio à transição agroecológica
No Brasil, existe o PRONAF AGROECOLOGIA, que é uma instituição que libera linhas de créditos para unidades familiares de produção que desejam iniciar na produção orgânica ou partir para a transição agroecológica da propriedade. Para maiores informações sobre a PRONAF, acesse o site www.mda.gov.br (Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Por fim, podemos dizer que praticar a agroecologia não é tão fácil, pois demanda tempo, recursos, técnicas, pessoas empenhadas, e investimento.
Porém trata-se de uma atividade mais justa e melhor para o planeta, o caminho já é percorrido há uma bom tempo, e cresce a cada dia, só nos cabe aceitar e apoiar essas iniciativas agroecológicas.
Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro