Agroecologia: Saiba quais os benefícios para a produção rural
18 Aug 2021
Melhora da saúde dos produtores e dos consumidores, além da qualidade do solo, estão entre as vantagens desse modelo de produção
Definida hoje também como uma filosofia de vida, a agroecologia é uma maneira diferente de pensar e de cultivar a terra, respeitando o homem e o meio ambiente envolvidos na produção. Inúmeros são os benefícios que o seu uso pode trazer para a produção rural. Entre eles, destaca-se a melhora na saúde do produtor e de seus familiares, a promoção da qualidade do solo e da água e a consequente produção de alimentos mais saudáveis e valorizados no mercado consumidor.
Em Santa Catarina, há cerca de 1.850 agricultores que possuem certificação orgânica e fazem uso de princípios da agroecologia no setor que tem mais impacto da filosofia, a agricultura. Segundo a Epagri, esse número é crescente e as práticas relacionadas à agroecologia são bastante utilizadas no estado, apesar de ainda não serem predominantes.
O que é agroecologia?
Em resumo, a agroecologia é um campo de conhecimento científico e popular, que abrange as dimensões ecológica, econômica e social, a partir do enfoque holístico e de uma abordagem sistêmica, resultando em benefícios para os agricultores, consumidores, para o ambiente e para toda a sociedade.
— O objetivo é trabalhar no ambiente utilizando-se de recursos naturais de forma racional e equilibrada, a fim de disponibilizar ao consumidor alimentos de verdade: saudáveis, seguros e socialmente inclusivos — destaca o gerente estadual de extensão rural e pesqueira da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi.
Menor uso de agrotóxicos e fertilizantes
Os benefícios do uso da agroecologia foram facilmente percebidos pela agricultura e, acompanhando a tendência, foi prontamente adotada pela produtora rural Beatriz Moro, do município de Siderópolis, que produz diversas culturas de hortaliças como hortaliças, alface, chicória, couve folha, radique, rúcula, repolho e pepino. A produção média anual da agricultora é de 80 mil unidades, que são vendidas para uma rede de supermercados e para um restaurante local.
Fonte: Nsc Total