Área de soja cresce a cada ano em Mato Grosso
11 Feb 2022
A região nordeste se destaca na conversão de áreas de pastagens em agricultura
A estimativa de área de soja do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a safra 21/22 registrou aumento de 4,31% com relação à safra anterior em Mato Grosso. Com a valorização dos preços, a alta demanda externa e o cenário favorável para o cultivo da oleaginosa, o novo levantamento do Instituto revisou a área de plantio em 10,92 milhões de hectares no estado.
Dentre as regiões que apresentam incremento de área no comparativo anual, a nordeste (+2,22) se destaca em função do aumento da conversão de áreas de pastagens em agricultura. No que tange à produtividade, apesar dos reportes pontuais de alta umidade observada em algumas regiões do estado, ainda assim, os registros das lavouras em boas e excelentes condições indicam um aumento dos rendimentos em 4,97% com relação à safra 20/21, fechando na média de 60,27 sacas por hectare. Por fim, se concretizadas as estimativas, é esperada uma produção de 39,48 milhões de toneladas para a temporada, o maior registro da série histórica do Instituto.
A evolução é notada desde a safra 2017/18. Naquele ciclo a área plantada foi de 9,51 milhões de hectares, com a produção chegando a 32,65 milhões de toneladas. Veja no gráfico projetado pelo Imea.
Fonte: Portal do Agronegócio