Associação de Apicultura de Rolim/RO comemora mais um ano
15 Sep 2010
No mês de Agosto a Associação de Apicultores Chapada dos Parecís APIS, com sede em Rolim de Moura, comemorou mais um ano de atividade apícola. A criação de abelhas tem beneficiado dezenas de famílias em toda a zona da mata e mostrado ao Estado que ainda existem diferentes potencialidades de produção que necessitam ser melhor exploradas para o bem comum.
Com cerca de 60 sócios filiados e dezenas de produtores informais, a apicultura vem crescendo em ritmo acelerado como mostram os registros de produção arquivados pela entidade. Contribuído com a natureza e oferecendo renda extra ao produtor, a criação de abelhas tem sido uma opção de trabalho que, entre outras vantagens, garante qualidade de vida e contribui com a fixação do homem no campo.
Rolim de Moura há alguns anos tem se destacado na produção de mel e demais produtos apícolas como própolis, pólen e geléia real. Segundo a coordenação da associação, além do município a região também possui um bom potencial de produção que se soma a um grupo unido e participativo que se desloca para participar das reuniões que acontecem sempre na última segunda feira de cada mês na sede da Associação localizada em Rolim. Os apicultores discutem metas de produção, propõe soluções para as necessidades de sua associação entre outros assuntos de interesse da classe.
Para comemorar os 21 anos, a Apis promoveu almoço de confraternização entre as famílias de seus associados e colaboradores. Mesmo diante de dificuldades como espaço físico inadequado e falta de equipamentos que possam atender adequadamente a demanda de apicultores e diversificar seus produtos, a APIS continua crescendo e garantindo mercado entre o comercio local e seus consumidores, disse Ederli Stragevipch que preside a associação.
Fonte: Folha de Rondônia