Avicultura e sua importância no agronegócio do Brasil

25 Feb 2022
A avicultura é uma atividade direcionada à criação de aves para a produção de alimentos, como carnes e ovos.
Essa atividade corresponde a uma das maiores economias no Brasil em relação ao agronegócio, garantindo empregabilidade e gerando capital.
O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de aves e ovos. Essa enorme exportação do setor avícola, é de extrema importância para o abastecimento interno, que mostra uma grande demanda, uma vez que esses produtos fazem parte do cotidiano alimentar da maioria dos brasileiros.
Avicultura no Brasil
A Avicultura no Brasil teve seu início com pequenos produtores que criavam galinhas caipiras na década de 30.
No entanto, somente na década de 70 que a avicultura tornou-se parte de uma atividade profissional, com as avançadas técnicas de produção de frangos de corte.
Com o passar dos anos a tecnologia foi aperfeiçoando essa atividade tornando mais eficiente com o melhoramento genético e a criação de novas linhagens de aves, tornando-se uma referência mundial na avicultura de corte e na avicultura de postura.
Segundo pesquisa da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) a produção brasileira de carne de frango cresceu 4,5% em 2020, no comparativo com o ano anterior, fechando com um volume total de 13,845 milhões de toneladas.
Nas exportações, o país embarcou 4,231 milhões de toneladas no ano de 2020, obtendo uma receita de US$ 6,097 milhões.
Um relatório feito pela ABPA, aponta o Paraná como líder nacional em produção, com 35,47%, seguido por Santa Catarina (14,88%) e Rio Grande do Sul (14,02%). Os três Estados do Sul também lideram nas exportações, respectivamente, Paraná (40,19%), Santa Catarina (23,39%) e Rio Grande do Sul (16,45%).
Avicultura de corte
Este nome, Avicultura de corte foi dado por meio da criação de aves que são conduzidas ao abate com o intuito de comercialização da sua carne.
Nos dias atuais, esta é uma das atividades agropecuárias mais produzidas no Brasil.
Com o advento das tecnologias de criação existentes, tornou-se possível criar em grande quantidade aves prontas para o consumo em apenas 40 dias, a velocidade em que este processo acontece nos dias atuais é algo impressionante, pois no início das atividades da avicultura no Brasil, era um processo lento que demorava em torno de seis meses para as aves obter pesos e assim irem para o abate.
Avicultura de postura
Na atividade de Avicultura de postura, refere-se à criação de galinhas para a produção de ovos, que são conhecidas como poedeiras.
Esta produção é dividida entre ovos para o consumo e ovos para a reprodução, onde o que as difere são a presença do galo.
Para a reprodução, é necessário a presença do galo, para que possam ser “galados”, isso significa que são fertilizados.
Na produção de ovos que são direcionados para consumo,a presença do galo não é necessária, porque o objetivo não é gerar ovos com filhotes e sim alimentar os consumidores, além de que,os ovos estéreis se conservam melhor.
Protocolos e Boas práticas no setor avícola
O produtor deve se adequar a todos os protocolos para abertura de sua atividade de granja, deve-se seguir as normativas e diretrizes que recomenda o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após as adequações o produtor deverá, fazer um registro para solicitar abertura e iniciar as atividades.
Após cumprir todos os protocolos de abertura, o produtor deve seguir as boas práticas na parte produtiva da avicultura brasileira.
Para isso, existem normas e diretrizes que apontam o que deve ser seguido nesta atividade, referente a rotinas de manejo; práticas de sanidade, adequação do ambiente, isolamento das granjas, o procedimento em que acontece para surgir o produto final para comercializar e os protocolos de biossegurança.
As empresas que realizam as atividades na avicultura, podem estabelecer seus próprios protocolos de segurança interno, porém devem seguir as diretrizes impostas pelos órgãos fiscalizadores.
Por fim, é de extrema importância seguir e respeitar as instruções normativas do MAPA, dessa forma o produtor pode garantir os bons resultados na gestão produtiva, e produzir alimentos com mais qualidade ao consumidor final.
Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro