Bancos já podem retomar financiamentos do Plano Safra 2021/2022

11 Jun 2022
O Ministério da Economia autorizou as instituições financeiras que operam com recursos do Plano Safra a retomarem parcialmente as contratações de financiamentos rurais subvencionadas no âmbito do Plano Safra 2021/2022, informa em nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A retomada das contratações será para as linhas de financiamento do Pronaf (Agricultura Familiar), incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos.
Segundo o Mapa, também foram liberadas outras linhas, como ABC (agricultura de baixo carbono), Pronamp (médio produtor), Inovagro (inovações tecnológicas), Proirriga (irrigação) e Moderagro (modernização).
Continuam suspensas as contratações das linhas de financiamentos Moderfrota (frotas e tratores), PCA (para construção de armazéns) e Prodecoop (desenvolvimento cooperativo).
Crédito suplementar
As contratações de financiamentos rurais com recursos equalizáveis estavam suspensas desde 7 de fevereiro. Nesta quinta-feira (9), o Ministério da Economia publicou em edição extra do Diário Oficial da União a Portaria 5.327, que abre crédito suplementar de R$ 1.087.605.763 para reforçar os pagamentos de equalização de taxas de juros do Plano Safra vigente, que encerra no dia 30 de junho deste ano.
O Mapa estima que cerca de R$ 15 bilhões em novas operações de crédito rural, com recursos equalizados, devam ser contratadas até o dia 30 de junho.
Linhas de financiamento que deverão ser retomadas:
ABC – Ambiental
ABC – demais
Aquisição de matrizes e reprodutores – Pronaf
Caminhonetes de carga e Motocicletas adaptadas à atividade rural – Pronaf
Comercialização FEE
Custeio Empresarial
Custeio Pronamp
Inovagro
Investimento Empresarial
Investimento Grupo B – Pronaf
Investimento Pronaf
Investimento Pronamp
Moderagro
Procap-Agro – Giro
Proirriga
Tratores e Colheitadeiras – Pronaf
Linhas de financiamentos que permanecem suspensas:
Moderfrota
PCA
PCA – Até 6.000 toneladas
Prodecoop
Fonte: Agro em dia