Boi em confinamento: estratégias e viabilidade da terceirização da engorda
30 May 2012
Durante os dias 8 e 9 de junho, Campo Grande (MS) receberá o primeiro simpósio sobre confinamento de gado de corte CONFINAR 2012. Entre as 17 palestras que farão parte do evento está "Terceirização da engorda em confinamento: estratégias e viabilidade". A apresentação será feita pelo médico veterinário Walter Patrizi, gerente de confinamento do Grupo Prodap, mestre em nutrição de ruminantes pela UFMG e pós-graduado em manejo de pastagem pela FAZU. Sua palestra terá início às 15h45 do primeiro dia de simpósio (sexta-feira).
Antes de seu atual cargo, Patrizi foi professor de Nutrição Animal e Bovinocultura na UNIGRAN (Dourados – MS) de 2004 a 2008, época em que também trabalhava com consultor técnico em fazendas do estado pela empresa PecInvest, ainda atuante e cujo foco de trabalho é intensificar sistemas de produção de pecuária de corte para gerar maior desempenho financeiro da propriedade com sustentabilidade social e ambiental.
Em 2008, o veterinário ingressou como responsável de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo Prodap. Depois disso assumiu também o acompanhamento das grandes contas da empresa e, em 2012, com a remodelação do organograma, assumiu a Gerência de Confinamento. "Essa gerência é responsável pelo P&D, acompanhamento in loco dos principais clientes de confinamento, treinamento da equipe, desenvolvimento e implementação de técnicas de manejo, nutrição e gestão que melhore a performance dos resultados financeiros dos clientes. Essa é a finalidade do nosso trabalho: gerar melhorias que aumentem o resultado financeiro de nossos clientes", resume Patrizi.
O veterinário afirma que a nutrição representa o principal custo operacional da exploração pecuária. "Essa participação aumenta quanto mais intensivo é o sistema produtivo. Em confinamento, por exemplo, é basicamente o custo nutricional que define a viabilidade econômica", ressalta o veterinário. Um dos objetivos de seu trabalho é ampliar conhecimento em nutrição e aliar isso a um visão sistêmica das propriedades que gerencia, aplicando técnicas de manejo nutricional que gerem melhores resultados financeiros.
Para acompanhar a palestra, clique e faça sua inscrição para o CONFINAR 2012.
Leia abaixo a programação completa do Simpósio:
- Competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira
- O mercado e o boi: para onde devemos olhar?
- O desempenho no confinamento visto desde o desmame: uma abordagem sistêmica
- Legislação ambiental aplicada ao confinamento e o novo código florestal
- Planejando a estrutura de um confinamento dentro da realidade brasileira
- Planejamento nutricional e análise técnico-econômica no confinamento
- Terceirização da engorda em confinamento: estratégias e viabilidade
- A importância e os avanços da nutrição protéica em confinamento*
- Gerenciamento da informação e avaliação dos resultados do confinamento
- A saúde animal e sua importância no desempenho de bois confinados
- Manejo alimentar em confinamento: conceitos atuais
- Bactérias como probióticos em confinamentos: a experiência dos EUA
- Confinamento sem volumoso: uma nova tecnologia
- Tomada de decisão na escolha de volumosos para confinamento
- Os hábitos dos confinamentos eficazes: uma abordagem sobre nutrição e manejo
- Confinamento x sustentabilidade: verdades e mitos
- Benefícios do confinamento para a qualidade da carne bovina
*A palestra será ministrada em inglês e terá tradução simultânea através de fones de ouvido individuais. Além deste atrativo, Confinar 2012 terá Parque Tecnológico, mais de 30 empresas partipantes, 16 horas de congresso, certificado e show com o músico Marcelo Loureiro.
Serviço
Confinar 2012 – Simpósio Sul-mato-grossense de Confinamento de Gado
Data: 8 e 9 de junho
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Cidade: Campo Grande-MS
Inscrições e programação: www.confinar.net
Fonte: Rural Centro