Chuva de outono se mantém e beneficia milho, soja e mais culturas
01 Apr 2022
Previsão do tempo indica que frio chega mais cedo ao Sul, mas não há riscos de geada prejudiciais
As chuvas regulares vão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras em abril. De acordo com a Rural Clima, para o milho safrinha, soja safrinha, algodão, feijão, café, cana-de-açúcar, laranja e outras, as previsões são boas, já que não haverá ausência total de chuvas, nem chuvaradas intensas que possam atrapalhar.
“O fenômeno La Niña vem perdendo força e o clima entra em neutralidade. Nos próximos 90 dias a tendência é de chuva concentrada sobre o Sul, o que é normal para essa época do ano”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. O especialista afirma também que essas chuvas devem atingir, além dos estados sulistas, algumas áreas de São Paulo e do sul do Mato Grosso do Sul.
A massa de ar polar que avançou no Sul, levou ao declínio agudo das temperaturas. Muitas cidades da metade sul do estado gaúcho amanheceram com temperaturas baixíssimas, e o frio vai continuar intenso, porém, ele afirma que não há previsão de geadas que possam trazer problemas ao milho safrinha e à soja.
Enquanto isso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue muito ativa neste ano no centro-norte do Brasil, causando chuvas torrenciais no norte do Mato Grosso, Pará, norte do Tocantins, do Piauí e do Maranhão, e algumas áreas do interior do Nordeste, e devem se manter.
“A tendência é de que ainda ocorram chuvas, porém a cada semana, elas diminuem de intensidade gradativamente. Para o milho safrinha, essas chuvas darão boa condição ao desenvolvimento das lavouras pelos próximos 20 dias. Mas, as regiões do cerrado mineiro, nordeste de Goiás e oeste da Bahia poderão ter chuvas muito irregulares, onde formou-se um bolsão. Isso não vai dar segurança ao milho safrinha nessas regiões”, finaliza Santos.
Fonte: Revista Globo Rural