Chuvas afetam colheita do milho, feijão, café e cana

05 Jun 2017

Maio foi marcado por chuvas regulares e até mesmo muito acima da média em diversos municípios. Em algumas microrregiões do Rio Grande do Sul e do Nordeste, os volumes de chuva acumulados superaram a média histórica em mais de três vezes e ocasionaram alagamentos e até perdas, informa a Climatempo.

Lavouras de milho que vem sendo colhidas no Mato Grosso, por conta da chuva, apresentam altos percentuais de grãos ardidos. Algodão com apodrecimento dos botões florais do baixeiro. O feijão já contabiliza perdas na produtividade e qualidade. O plantio do trigo está atrasado. No caso do arroz, o atraso é em relação ao preparo do solo. A cana de açúcar apresenta redução nos índices de produtividade da ATR e o café registra perda na qualidade.

Para junho, temos o aquecimento das águas do Oceano Pacífico juntamente com águas mais quentes também no Atlântico, na altura das regiões Sul e Sudeste. As frentes frias continuarão avançando ao longo do mês e podem ocasionar chuva não só sobre essas regiões, mas também sobre o Centro-Oeste.

Os maiores volumes acumulados de chuva continuarão sobre a região Sul, em especial sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Mato Grosso, as chuvas virão na forma de pancadas irregulares e de baixa intensidade. Neste momento, a chuva é mais prejudicial do que benéfica uma vez que afetará o pleno andamento da colheita, bem como podendo gerar prejuízos à qualidade e até mesmo a produtividade.

Durante o começo desta semana este sistema estará avançando sobre os demais Estados da região Sul e também sobre São Paulo, onde deixará o tempo instável e com possibilidade para ocorrência de pancadas de chuva irregulares em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste o que afeta o pleno andamento da colheita do milho, feijão, cana de açúcar e café, bem como o plantio do trigo e o desenvolvimento do algodão.

Fonte: DATAGRO



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.