Chuvas apenas para o Sul e Norte do Brasil, enquanto MT e MS podem registrar 40ºC
18 Aug 2021
A pouco mais de 20 dias do fim do inverno no Brasil, a amplitude térmica já chama atenção e a temperatura máxima ultrapassa a casa dos 30 graus em boa parte do país. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas seguem restritas nas regiões sul e norte do país, enquanto na região Central a condição ainda é de tempo muito seco, elevação das temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
O inverno no Brasil segue até o dia 22 de setembro, e segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a partir de agora a atmosfera entra em fase de transição, já se preparando para primavera - estação em que normalmente são registradas as temperaturas mais elevadas no país.
Para as próximas 24 horas, o Inmet mantém o estado de alerta laranja para a baixa umidade relativa do ar na região central do Brasil. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%", afirma a publicação oficial válida para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, parte de São Paulo, Minas Gerais e áreas do Matopiba.
Em relação às temperaturas, o destaque fica para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem chegar a 40ºC nesta quarta-feira. Nas demais áreas do país, o modelo de previsão de temperatura indica máximas entre 32º e 34º em quase todo o Brasil, apenas a faixa leste do país pode ter temperaturas mais baixas, mas ainda assim entre 24ºC e 28ºC.
Fonte: Inmet
Já para a região Sul do Brasil, o Inmet emitiu alerta amarelo para os três estados de tempestade. De acordo com o meteorologista, um sistema frontal favorece a formação de nuvens na região, mas sem força para avançar para as demais áreas do país.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
Fonte: Notícias Agrícolas