Como fazer um adubo incrível usando carvão: ajude suas plantas a crescerem com vigor e saudáveis

20 Nov 2021
Veja agora, como fazer um adubo incrível usando carvão que além do seu uso como combustível, também é um mineral que pode ajudar no crescimento das plantas, sendo rico em magnésio, cobre e potássio, sendo seus principais componentes. Hoje, sábado, 20 de novembro de 2021, o Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como fazer e utilizar este adubo feito com carvão.
Descubra agora como fazer um adubo incrível usando carvão
O carvão é rico em elementos minerais específicos, que geram maior nutrição para as plantas de seu jardim ou horta. Além disso, outra propriedade é o enxugamento do excesso de água presente na terra, evitando que a planta se “afogue”.
Por fim, ele pode ser uma barreira natural para caracóis e lesmas que não passarão por ele pois, além do auto relevo que fica na terra, ele repele por conta se suas substâncias.
Preparação do Adubo usando carvão
O primeiro passo é “moer” o carvão, pois, eles em pedaços grandes não se prestariam a adubar suas plantas. Coloque-os em um saco e com um martelo, seja de madeira ou ferro, amasse bem os pedaços, até que virem pedacinhos.
Em seguida, use o liquidificador ou uma trituradora para deixá-lo em pó, tendo que todo ele seja reduzido a pó. Ademais, guarde todo o pó em um vidro fechado.
Como aplicar o adubo de carvão
Para aplicar o adubo, basta distribuir o ó em volta do pé da planta, pois a terra absorverá todo o composto do carvão, fazendo com que as raízes se alimentem deles. Após espalhar, regue o local.
Caso queira enterrar um pouco, não há problema. Entretanto, apenas se certifique que não irá cavar até a raiz da planta, podendo prejudica-la.
Potencializando o adubo
Uma forma de potencializar os efeitos do adubo de carvão é incluir húmus de minhoca e farinha de osso, misturando-os ao pó do carvão. O húmus é rico em detritos orgânicos, os quais fortificarão as raízes das plantas. Já, a farinha, é rica em cálcio e fósforo, favorecendo a frutificação e floração!
Fonte: Folha GO