Confinamento: Aumentar substâncias energéticas nas dietas traz benefícios

10 May 2013

Finalizando a manhã desta sexta (10) de palestras do Confinar 2013, o tema estratégias para aumentar a densidade energética das dietas em confinamento e seus benefícios foi tratado por João Paulo Bastos, zootecnista e especialista em nutrição e produção de Ruminantes.

Na oportunidade, o palestrante levantou a busca pela eficiência biológica relacionada ao consumo, através do ganho de peso e rendimento de carcaça dos animais, trabalhando a maximização dos produtos com alimentos ricos em amido, a exemplo do milho, que contribuem muito para a fermentação. O sorgo também pode ser citado, composto de até 72% de amido, porém necessita de muito processamento para que esse valor seja obtido.

Em termos de processamento, Bastos apontou a moagem como o mais utilizado no Brasil. Já no sentido de aproveitamento de amido, a floculação se destaca, mas o palestrante lembra: “a logística deve estar muito bem adequada pois a capacidade de armazenagem do milho nesse estado é de no máximo 18 horas”. Ainda sobre a floculação, ela pode apresentar de 10% a 15% de melhora na eficiência alimentar, mas devido ao alto custo dos equipamentos, ainda não é muito praticada.

Numa dieta voltada pra o ganho de carcaça, João Paulo indica a saída: trabalhar a energia. O custo energético para reposição de gordura é muito elevado, daí a necessidade de elaboração de uma alimentação de densidade energética alta. “Uma dieta que tenha 65% de carboidratos e 95% de lipídeos já é muito eficiente”, indica. Já para a síntese de gordura corporal, o recomendado é a utilização de ácidos graxos.

“Deve-se obrigatoriamente realizar o acompanhamento dessas atividades para verificar se os efeitos procurados estão sendo alcançados. O uso de aditivos também pode auxiliar no cumprimento das metas, considerando a eficiência por arroba e o mais importante, o manejo correto é fundamental”, preconiza.

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.