Confinar 2012: Conceitos atuais sobre manejo alimentar em confinamentos
09 Jun 2012
A terceira palestra deste sábado, no Confinar 2012, teve como tema: "Manejo alimentar em confinamento: conceitos atuais", do palestrante Rafael Cervieri, zootecnista com doutorado em nutrição e produção animal pela Unesp/Botucatu e consultor da Nutribeef Consultoria.
Segundo o palestrante, um dos conceitos atuais deste segmento é o manejo alimentar adequado, onde o objetivo é otimizar o consumo do alimento fornecido, sem desperdício nem fome. Além disso, o confinador deve ter o desempenho previsível do animal, evitando problemas metabólicos como a acidose, entre outros fatores.
Dentro disso, o produtor tem que observar o ganho diário do animal, por exemplo, atingir uma boa conversão alimentar, dados que, no final, refletem no resultado econômico. " Se eu melhorar em 10% a conversão alimentar, resulta em redução de custo de 7% e um melhor retorno financeiro. Ganhar muito peso e comer muito não é interessante", destaca o palestrante.
Além disso, o confinador precisa estabelecer a rotina do confinamento. A equipe tem que estar capacitada e tem que ser acompanhada. Confinamento é tudo igual, todo dia, sempre.
Outros conceitos importantes são: controle e monitoramento dos processo de manejo consistente. "É um erro a distribuição irregular da dieta, falta de um lado do cocho e sobra no outro, é preciso achar o ponto de equilíbrio e evitar sobras. Tem que medir consumo, é um processo simples e indispensável", ensina Cervieri.
Atenção: No confinamento, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é fazer a Leitura noturna no cocho, depois fazer uma leitura de manhã e não é só olhar o cocho, tem que olhar o movimento dos animais, o comportamento, essa é a leitura adequada dos cochos.
Fonte: Rural Centro