Confinar 2012: Conheça os 7 hábitos dos confinamentos eficazes
09 Jun 2012
A manhã deste sábado do Confinar 2012 já começou de forma muito produtiva. A primeira palestra do Pedro Henrique Terêncio, gerente técnico da Phibro Animal Health, trouxe os sete hábitos dos confinamentos eficazes: uma abordagem sobre nutrição e manejo.
O primeiro hábito diz respeito a estrutura do confinamento, uma vez que este sistema nada mais é que modificar o ambiente em que o bovino fica para melhorar o desempenho do animal. Para isso, o confinamento precisa ser bem planejado, a rotina bem estabelecida e é necessário ter cuidado com a sodomia, que atormenta os animais.
O segundo hábito é o processamento de grãos no confinamento, o que aumenta a digestão, para misturar os ingredientes mais rapidamente, além de gerar uma economia em relação ao processamento geral.
O terceiro hábito é o manejo correto do cocho, o fornecimento quantitativo de alimentos que o gado pode comer sem problemas, nem mais nem menos. Além disso, é preciso ter a leitura dos dados de cocho periodicamente.
O quarto hábito é a alimentação e tecnologia, sendo que o primeiro item corresponde a 75% e 85% dos custos do confinamento, desconsiderando o bovino de reposição. Lembrando que o sucesso da dieta é 80% manejo e 20% o computador que gerou a dieta.
O quinto hábito é a adaptação que precisa ser feita de forma correta para evitar acidose no animal. O objetivo da adaptação é fazer o animal comer.
O sexto hábito é o ponto de abate, tomando em conta o peso mínimo, o acabamento, o rendimento do ganho de peso, entre outros fatores.
Por último, o sétimo e o mais importante hábito é a equipe, que deve ser profissional sendo um fator determinante para o sucesso do confinamento.
Fonte: Rural Centro