Confinar 2012: Legislação ambiental aplicada ao confinamento
08 Jun 2012
Se tem um assunto sobre confinamento que ainda traz muitas dúvidas ao tema é legislação ambiental
Josimar França Silva, engenheiro agrônomo e consultor da Toposat Engenharia, cita os principais pontos da legislação: Evitar locais longe de rodovias e regiões com ventos localizados para não incomodar vizinhos com odores, escolher áreas bem drenadas para que garanta um piso seco, terrenos arenosos são preferíveis por causa de planejamento de drenagem.
Além disso, o confinador precisa pensar no centro de manejo desses animais, verificar as áreas de produção de alimentos, se são locais próximos, se a fonte de água é poço ou barragem, ou seja, toda a estrutura em si deve ser levada em conta.
Há cuidados específicos que devem ser tomados em consideração: primeiro com as embalagens, que devem ser devolvidas aos fornecedores e os itens não perigosos, como estrumes e lixo doméstico. Em relação ao destino final desses dejetos, o confinador precisar encontrar um destino correto, como adubação. Já os efluentes líquidos, podem, por exemplo ser usados como fert-irrigação, evitando acúmulo dentro do confinamento, baixando custo.
É necessário também realizar análises de águas superficiais periodicamente, verificando se há contaminação ou não. É preciso ver também a impermebialização do solo, uma vez que no período chuvoso, se o confinamento estiver próximo de nascentes ou recursos hídricos, os dejetos podem contaminar e isso tem que ser fiscalizado.
Fonte: Rural Centro