Confinar 2012: Pecuária nos EUA e uso de probióticos em confinamentos
09 Jun 2012
Renato Schmidt, gerente técnico e supervisor da área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Lallemand Animal Nutrition/América do Norte, ministrou neste sábado, durante o Confinar 2012, a palestra: "Bactérias como probióticos em confinamentos: a experiência nos Estados Unidos".
Segundo Schmidt, nos Estados Unidos, o sistema de bovinocultura de corte é dividido em:
Cow - calf: sistema de cria, comum em todo o país;
Stoker: é o sistema de recria, exige mais da propriedade;
feed lots: Confinamento, exige mais de manejo e infraestrutura.
Segundo o palestrante, o consumo de carne bovina per capita nos Estados Unidos está apresentando queda acentuada nos últimos anos. A atividade tem sido prejudicada pela queda e pelos altos custos de produção. Além disso, o mercado interno americano á altamente influenciado por qualquer tipo de informação especulativa na mídia, salva as exportações.
Depois deste pequeno cenário de como funciona a pecuária americana, Renato explicou como funciona o uso das bactérias como probióticos, que são utilizados há décadas, inclusive na alimentação humana. Aliás são três os microorganismos que atuam na produção de leite e de carne: bactéria, fungo e protozoários.
Com o uso destes probióticos, os efeitos zootécnicos são: melhor digestabilidade da fibra, maior ganho de peso, melhor conversão alimentar, aumento da produção leiteira, melhora na composição do leite, na estabilidade do pH ruminal, menor risco da acidose e assim diminuir custo com medicamentos.
Fonte: Rural Centro