Confinar 2013: Mercado mundial da carne favorece o Brasil

09 May 2013

Inaugurando o ciclo de palestras do Confinar 2013, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS, o sócio-consultor da MB Agro Alexandre de Barros comentou sobre as perspectivas para a pecuária de corte analisando o mercado interno e externo e também uma análise sobre o mercado de grãos.

De acordo com números levantados pelo especialista, a Ásia apresenta previsões muito boas quando se fala em produção de soja e milho, principalmente na China, onde a área destinada às culturas é do tamanho da dos Estados Unidos. Em contrapartida, a previsão americana mudou drasticamente devido à inversão climática, o que gera está gerando uma tensão para a safra. Mesmo considerando tal área de produção chinesa, o mercado ainda sofre com a falta de grãos, causando assim alta no preço dos consumíveis e baixa no valor da carne, que segundo Alexandre, segue até 2014.

“Estamos vivendo um péssimo momento logístico no Brasil, o que influencia no valor que é passado. Nos próximos meses, veremos um nervosismo muito grande no mercado de soja e milho do mundo causado por essa previsão nos EUA”, aponta ele, que ainda acrescenta que a diferença na formação de preços no Brasil difere quanto às condições de frete, onde regiões mais distantes dos portos têm excelentes descontos, principalmente regiões do cerrado. Baseado em números apresentados, a previsão é de que em 2013, o país possua em estoque mais de 3 milhões de toneladas de soja e 16,5 milhões de toneladas de milho, este último sendo recorde nos últimos seis anos.

Em relação à carne, o índice de abate de bovinos aumentou 15% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. “Isso se deve a um salto das exportações brasileiras do produto. O mercado americano vive uma crise na pecuária, onde o consumo per capita caiu quase 10%. Dessa forma, o valor da arroba em 2012 deve ficar entre US$ 48 e US$ 50”, indica Alexandre.

Ele apresentou também o ciclo da pecuária brasileira, com a duração de 4 anos, onde “mata-se muito para compensar o preço baixo do mercado, ocasionando falta de bezerros e que consequentemente, eleva seu valor. Neste momento, estamos num ciclo de muita oferta de gado, porém, de acordo com previsões feitas, em 2015 teremos uma oferta menos, o que vai ocasionar numa retenção de preços”.

Como alternativa para diminuir o impacto nos preços ele aponta a abertura a novos mercados, como os Estados Unidos, Japão e o México, pois são “mais nobres, mais caros, que têm mais peso econômico”, finaliza.  

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.