Confinar: Alimentação adequada durante a gestação resulta em bezerros mais saudáveis
10 May 2013
Iniciando o período vespertino de palestras do último dia do Confinar 2013, o zootecnista e pós-doutor em fisiologia do crescimento e qualidade e carne, Pedro Veiga explanou sobre a extrema importância da programação fetal em sistemas de confinamento que adotam a reprodução de animais.
“Qualquer coisa de ruim que possa acontecer com o boi enquanto no útero da mãe, ele vai levar aquele problema até o fim da vida. O período crítico de gestação é o terço final, do terceiro ao sétimo mês”, conta o especialista. Um dos principais pontos a serem considerados é a condição nutricional durante esse período.
Entre os problemas mais comuns estão a atividade ruminar reduzida, a imunidade deprimida e a baixa sensividade à insulina. “Uma maneira simples de prevenir esses problemas é colocar o bezerro para mamar o colostro, rico em proteínas e anticorpos, extremamente necessários ao bovino recém-nascido”, explica Pedro.
Segundo pesquisa apresentada por ele, o potencial de peso desenvolvido pelo animal durante a vida é definido pela miogênese, período de formação muscular do boi. Em média, a carcaça de bovinos filhos de vacas suplementadas no terço médio da gestação apresentaram uma arroba a mais das vacas não suplementadas, sendo até 11 Kg mais pesados durante a desmama.
Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.
Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro