Conheça as 5 Culturas mais plantadas na agricultura do Brasil

22 Mar 2022
Segundo um estudo da IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), foi constatado que no Brasil são poucas as culturas de grande relevância.
Dentre todas as culturas cultivadas, cinco delas ocupam 70% da área plantada na agricultura brasileira, que são: Arroz, Cana-de-açúcar, Feijão, Milho e Soja.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais detalhes sobre as 5 culturas mais plantadas na agricultura do Brasil.
Principais culturas no Brasil
1- Soja
A cultura da soja foi a que mais se expandiu dentro do período da pesquisa, ela teve uma crescente de 221% em área plantada.
No ano de 1995 o grão passou a ser cultivado com grande concentração na região Centro-Oeste, e em 2006 predominou o cenário do estado de Mato Grosso, que passou a ser o estado que mais produz o grão, seguido pelo estado do Paraná.
Com o aumento do consumo de carne e seus derivados, o cultivo da soja usado como alimento se expandiu nas últimas décadas. Além do uso dos animais, ela foi implantada na alimentação humana, no popular óleo de soja.
No Brasil, o sistema de plantio direto ocupa, por volta de 70% da área cultivada com diversas culturas de grãos, e sua área de plantação de soja ocupa quase 90%.
No plantio de soja o sistema de solo é diferenciado, ele pretende diminuir o impacto das máquinas agrícolas na agricultura, dessa forma permite que o Brasil tenha até três safras durante o ano, que são: safra, safrinha e a entressafra.
Segundo a Embrapa, o Brasil está em primeiro lugar como o maior produtor e maior exportador no mundo de uma das principais commodities (produtos que funcionam como matéria prima) mundiais, no caso a soja.
2 - Milho
Com uma vasta variedade de utilidades como no consumo humano até a pecuária extensiva, o milho se torna um dos grãos mais produzidos no Brasil.
Até os anos de 2000, o milho era o cereal que mais tinha área plantada, sua produtividade e seus avanços eram expressivos, mas com o passar dos anos perdeu seu posto para a soja.
Seu cultivo é feito em todas as regiões do Brasil, mas foi nas regiões do Sul, Sudeste e principalmente Centro-Oeste que a cultura obteve uma grande evolução e crescimento na sua produção.
O Brasil é o terceiro maior produtor de milho no mundo, seu cultivo é dividido em duas etapas que são chamadas de safra e safrinha.
O cultivo nas lavouras brasileiras, são em épocas bem distintas devido ao clima do país, isso faz com que esse grão tenha uma grande produção durante todo o ano.
3- Cana-de açúcar
O cultivo da cana-de-açúcar, foi a primeira agricultura extensiva usada em solo brasileiro, com tudo isso, foi fundamental para garantir economicamente a colonização do Brasil.
Suas maiores áreas de cultivos estão localizadas no estado de São Paulo, a cultura está interligada à indústria de açúcar e a produção de biocombustíveis, isso faz com que ela seja a principal da Região Sudeste.
Entretanto, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, ela possuiu uma grande relevância.
Através da cana, dois produtos são indispensáveis para a economia mundial, sendo o açúcar para a alimentação humana, e o álcool, que é usado na produção das bebidas alcoólicas, e no combustível que é o etanol.
O Brasil é o maior produtor do mundo de cana-de-açúcar.
4- Feijão
Tradicional na mesa dos brasileiros, o feijão é um alimento muito utilizado em diversos países.
Conforme informado pelo o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) no ano de 2019 a exportação de feijão já era de US $57,1 milhões nos sete primeiros meses do ano, um aumento de 34% em relação aos US $42,7 milhões do mesmo período do ano de 2018.
Seu mercado está aquecido e sua tendência de crescimento é muito grande.
Seu consumo no Brasil teve uma média de 3 toneladas nos últimos anos, o feijão está entre os cinco grãos de maior produção no país.
O cultivo do feijão se adapta em quase todas as regiões do Brasil, basta fazer o planejamento do ciclo da cultura conforme as condições climáticas de cada região.
5- Arroz
No Brasil já foram semeadas 6,6 milhões de hectares em plantações de arroz.
Segundo o CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) a safra de 1980/1981 foi a maior área cultivada com o grão em toda a história do país, sendo colhidos 8,9 milhões de toneladas de arroz, um média de 1,3 toneladas para cada hectare cultivado.
Ao longo dos anos houve uma grande diminuição de áreas plantadas da cultura do arroz, entretanto na safra de 2019/2020 a CONAB, apontou que, o brasileiro semeou em torno de 1,7 de hectares e foi estimada que sua colheita foi de 11,2 milhões de toneladas de arroz.
O Brasil colheu em média de 6,7 toneladas de arroz nesta safra, ou seja, menos área plantada, porém maior produção do grão.
Segundo agrônomos estudiosos, o segredo da cultura do grão está técnicas que a EMBRAPA desenvolveu em variedades melhoradas, como o melhoramento genético de plantas mais resistentes, variedades de grãos americanos que compuseram nas plantações e diversas recomendações na hora do produtor colher, isso fez com que promovessem o crescimento e sua maior produtividade.
O arroz é um dos grãos de maior importância econômica em diversos países, ele faz parte de um dos alimentos básicos para milhões de pessoas, e no Brasil é um dos mais consumidos pelos brasileiros.
O Brasil é um grande sucesso em relação ao plantio de grãos, segundo o Portal da Embrapa, ele está entre os cinco maiores produtores de grãos do mundo.
Isso só se torna possível devido às grandes tecnologias usadas que possibilita maiores diversificações nas produções dos grãos.
Vimos nesse artigo como a agricultura impacta na economia nacional e até mesmo mundial, devido parte de sua produção serem destinadas à exportação.
A importância da agricultura é indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro