Cooperativa de laticínios investe em ampliação no ES

07 Nov 2011

A Cooperativa de Laticínios Selita está modernizando e ampliando suas instalações para a produção de leite e derivados lácteos num investimento de mais de R$ 12 milhões que irão gerar 100 novos empregos no posto de vendas e nas diversas linhas de produção. A inauguração das novas máquinas e equipamentos está prevista para dia 30 deste mês em Cachoeiro de Itapemirim, sede do parque industrial da Cooperativa.

Com 73 anos de atividade no Estado, a Selita recebe entre 300 e 400 mil litros de leite por dia, de cerca de três mil pecuaristas cooperados, em 42 municípios, dentre eles 39 capixabas. São mais de 110 itens de produtos industrializados, como leite longa vida, iorgute, bebidas lácteas, creme de leite, manteiga, queijos diversos, requeijão, doce de leite, entre outros. Esses produtos são comercializados no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, principalmente.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o investimento foi possível devido a um Decreto do Governo do Espírito Santo que reduziu desde abril deste ano o ICMS do leite, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor. "Temos uma forte parceria com as cooperativas do setor leiteiro, que vai além do benefício tributário. Realizamos ações conjuntas no melhoramento genético do rebanho, na distribuição de resfriadores coletivos, na implantação de núcleos de inseminação artificial e no treinamento de trabalhadores, sempre tendo como foco uma boa remuneração de todos os elos da cadeia produtiva, principalmente os pecuaristas de base familiar", disse.

O presidente da cooperativa, José Onofre Lopes, assinalou que “com a economia que fizemos no recolhimento de tributos, foi possível investir e acelerar os investimentos em melhorias que vão reduzir custos operacionais e danos ambientais. Além disso, ganham os consumidores com novos produtos de qualidade e ganham os pecuaristas, pois com a eficiência podermos pagar melhor ainda pelo preço do leite vindo das propriedades rurais”, explica José Onofre Lopes, presidente da Cooperativa.

Investimentos da Selita

Leite UHT (Longa Vida)
Capacidade de produção aumenta de 12 mil litros por hora para 27 mil litros/hora. A máquina, que é sueca, é a mais moderna do Brasil.

Leites Aromatizados e Achocolatados
A capacidade de envase dobrará, passando de oito mil unidades para 16 mil.

Queijaria
Dois novos tanques equipamentos aumentarão a capacidade de processamento de leite para a fabricação de queijos, de 40 mil para 80 mil litros/dia.

Requeijão
A unidade industrial de Cachoeiro também recebeu investimentos para a fabricação de requeijão copos plásticos, que traz mais praticidade para os consumidores. Para isso, foram compradas máquinas de envase próprias para este produto.

Caldeiras a gás
Novos equipamentos vão substituir as caldeiras à lenha, gerando energia limpa e diminuindo os ruídos e a fumaça em torno da comunidade, trazendo mais qualidade de vida para os moradores.

Posto de Vendas no Parque Industrial
O espaço agora mais moderno e foi ampliado e equipado com câmara frigorífica, depósito de produtos, área de convivência e estacionamento.

Redução do ICMS
Desde abril, o Governo do Espírito Santo eliminou a contribuição ao ICMS do leite líquido, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor, desde o pequeno produtor até as grandes empresas e cooperativas.

O Decreto acabou com diferenças na tributação do leite líquido na venda ao consumidor final, que variava de 0% a 7%, dependendo de características como o tipo de embalagem e o teor de gordura.  Atualmente, todo leite líquido produzido no Estado tem carga zero de ICMS na venda ao consumidor final.

Para os produtos derivados do leite fabricados no Estado a carga tributária foi reduzida de 17% para 7%, no mercado interno.

A pecuária de leite nas propriedades rurais do Espírito Santo

Produção
450 milhões de litros por ano
37,5 milhões de litros/ mês
1,23 milhão de litros/dia
Valor da Produção – R$ 380 milhões por ano (preço pago aos produtores)
Vacas ordenhadas – 250 mil vacas
Número de produtores de leite – 17 mil pecuaristas
Principais Municípios produtores de leite no Espírito Santo: Ecoporanga, Linhares, Colatina, Alegre, Barra de São Francisco, Presidente Kennedy, Nova Venécia, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim.

Fonte: Saeg/ES



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.