Cresce produção de laranja no norte e nordeste do PR
16 May 2017
Com a expectativa de receber uma safra de 7,3 milhões de caixas de 40,8 quilos, a Cocamar considera que a produção de laranja, praticamente em início de colheita nas regiões noroeste e norte do Paraná, será uma das melhores e mais produtivas dos últimos anos. Se o volume for confirmado, representará um salto em comparação a 2016, quando foram recebidas pouco mais de cinco milhões de caixas.
Diferente da última safra, que sofreu os efeitos de problemas climáticos ocorridos durante a fase de desenvolvimento dos frutos, a produção deste ano está normal, avalia o coordenador técnico de culturas perenes da cooperativa, engenheiro agrônomo Robson Ferreira. “As laranjas estão bem formadas e apresentam coloração mais intensa”, diz.
Os preços da caixa praticados atualmente, ao redor de R$ 20 também são tidos como remuneradores. O bom momento por que passa a citricultura deve levar, inclusive, à expansão dos pomares em algumas regiões, conforme projeta a cooperativa. A colheita de citros começa no Paraná, oficialmente, no mês de junho, devendo prolongar-se até dezembro.
Fonte: DATAGRO