12 Nov 2021

Para melhorar a qualidade da carne, os produtores de zebuínos buscam o melhoramento genético com a seleção de reprodutores. Mas uma alternativa que contribui ainda mais para a  produção de um animal com maior precocidade e marmoreio, é o cruzamento industrial entre as duas raças, zebuína e britânica.

 

Essa técnica tem seus desafios, pois os bovinos britânicos não conseguem se adaptar a todos os climas do país, porém resulta no grande diferencial no produto e na rentabilidade da fazenda, mostrando ser uma ótima estratégia para os pecuaristas.

 

A base da pecuária brasileira é composta de raças zebuínas, com cerca de 80% da produção, em especial o Nelore. O Zebu é um animal de ciclo longo, levando cerca de 3 anos para serem abatidos, sendo um empecilho quando o objetivo é produzir carnes de qualidade diferenciadas e mais macias. Essa característica é encontrada em bovinos de raça britânica, mas o desafio é a adaptabilidade do rebanho, pois não tem a rusticidade que o Nelore tem.

 

“Dicas de Especialista” é um boletim exibido durante na grade do Canal do Criador. Ele traz orientações e informações de especialistas estimados e com grande experiência no mundo pecuário, que compartilham conhecimentos sobre produtividade, manejo e rentabilidade com o produtor rural.

 

Assista no Canal do Criador pela SKY, no canal 166, pela NET, nos canais canal 197 e 697, ou pela parabólica digital e analógica.

 

 

Fonte: Canal do criador



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.