16 Jun 2022

“Os fertilizantes são fundamentais para a expansão agrícola no Brasil"

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados acabou aprovando recentemente uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) pedindo auxílio do tribunal de contas da união, da Polícia Federal, e do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência, acerca do significativo aumento de preços de fertilizantes. De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o texto foi proposto pelo deputado federal Domingos Sávio (PL-MG). 

 

“Os valores, de acordo com os parlamentares, causaram prejuízos aos produtores rurais, à economia nacional e aos consumidores em geral. O receio por parte dos deputados que estiveram presentes na CAPADR, é de que o cenário de escassez esteja dando lugar à práticas abusivas, com o objetivo de ganhos econômicos. Do outro lado, as empresas de insumos indicam que a guerra, a pandemia e outros fatores que afetam a conjuntura global, têm causado o crescimento descontrolado dos valores”, diz a FPA. 

 

 

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), a alta do preço dos fertilizantes impacta diretamente nos custos de produção e no valor da comida do brasileiro. “Se afeta o cidadão e o preço da comida que ele coloca na mesa, precisamos investigar as causas. A FPA quer o produtor rural e o consumidor final pagando o que é justo, para continuar tendo alimento de qualidade nas gôndolas e nas mesas das famílias”, afirmou. 

 

 

“Os fertilizantes são fundamentais para a expansão agrícola no Brasil e ainda somos muito dependentes do exterior para importá-los. Vamos realizar audiências públicas e ir a fundo para entender o que está acontecendo de fato”, conclui o deputado Giacobo (PL-PR), presidente da Comissão de Agricultura. 

Fonte: Agrolink



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.