Do campo até a caixinha. Campanha quer mostrar o trabalho do setor de leite a quem vive na cidade

07 Nov 2021

Lançada nesta quarta-feira (3/11), primeira Semana do Leite e Derivados envolve governo, cadeia produtiva e supermercados

O Brasil se destaca como o terceiro maior país produtor de leite e seus derivados no mundo. São 34 bilhões de litros por ano, de acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa). O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo e na indústria. A produção de leite está em 99% dos 5.570 municípios brasileiros. Atualmente, o país possui mais de 1 milhão de produtores, a maioria familiares.

 

Para dar mais visibilidade ao segmento, foi lançada nesta quarta-feira (3/11) a 1ª Semana do Leite e Derivados. A campanha, que integra Mapa, representantes da cadeia produtiva e supermercados, visa mostrar, principalmente, para quem mora na cidade o trabalho de quem faz o leite chegar até os consumidores.

“Às vezes, a criança conhece só a caixinha do leite, mas não sabe de onde veio. Não sabe que alguém acordou cedo, apartou o bezerro da vaca, tirou o leite, pôs no refrigerador, buscou, entregou e depois a indústria transformou e aí chegou ao supermercado. É muito importante que essa campanha seja educativa em todos os aspectos”, pontuou a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, em nota divulgada pela pasta.

Segundo o Ministério, a campanha já vinha sendo tratada na Câmara Setorial, órgão consultivo que discute estratégias e políticas relacionadas à produção de comercialização do leite e seus derivados. Esse é o primeiro evento nacional a ser desenvolvido pelo segmento e leva como mote a frase “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer''.

A iniciativa se estenderá pelo mês de novembro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a nota do Ministério da Agricultura, o presidente da Abras, João Galassi, disse que as associações estaduais de supermercados transmitirão a mensagem sobre a qualidade da produção brasileira de lácteos e seus benefícios à saúde.

 

 “Esse é um momento ímpar dentro da nossa história, da nossa cadeia produtiva do leite nacional. Esta campanha tem uma importância muito grande para que a gente possa mostrar para a sociedade o quanto esses alimentos são importantes para a saúde humana, mas também a importância dessa cadeia sob todos os pontos de vista, em relação a emprego e renda, colocando o Brasil como 3º maior produtor do mundo”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, segundo o Mapa.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Globo Rural



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.