Empresas farão pré-lançamento do projeto RURAL 3D no CONFINAR 2013
03 May 2013
O Rural 3D é um sistema que possibilta aos usuários de internet visualizarem imagens tridimensionais feitas por um conjunto de câmeras de alta resolução. O projeto, que foi configurado para atender o setor agropecuário, será pré-lançado no próximo dia 9 de maio, em Campo Grande, MS, na abertura da segunda edição CONFINAR 2013.
Desenvolvido em parceria entre a Corollarium e a Excelchip, empresas especializadas em desenvolvimento de software e hardware, respectivamente, o Rural 3D compreende um sistema de 72 câmeras digitais, cada uma com resolução de 16.0 megapixels, igualmente espaçadas e montadas sobre um arco de aluminio. Depois disso, as câmeras são acionadas ao mesmo tempo e as imagens capturadas por cada uma são reunidas através de um programa, que forma uma única imagem. O que torna isso possível são o chip desenvolvido especificamente para o projeto, viabilizando o acionamento simultâneo do sistema, e o software, que controla a regulagem das câmeras, como o tempo de exposição, o modo de captura e o ISO.
As imagens poderão ser acessadas pela internet através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) ou computadores (notebooks e desktops). Sua disseminação será feita de forma prática, pois o site do projeto Rural 3D permitirá o compartilhamento dos conteúdos em redes sociais, independentemente do usuário ter ou não o recurso da terceira dimensão em seu visor. Para que a imagem seja vista em 3D de fato, será necessária a utilização de monitores ou televisores que tenham a tecnologia 3D.
Mais valor na comercialização
Sócio-fundador e diretor da área técnica da Excelchip, Andrés Fárfan destaca que “o sistema Rural 3D permitirá criar um material de divulgação altamente diferenciado, trazendo uma melhor percepção tanto dos produtos anunciados, quanto das empresas anunciantes, que passam a ter suas marcas associadas à alta tecnologia”.
De acordo com Régis Borges, consultor de marketing do projeto, o Rural 3D surgiu da necessidade de ter informações mais detalhadas e precisas nos setores do agronegócio, principalmente daquelas que visam facilitar as relações comerciais. “Percebemos que os produtores rurais reclamavam por não terem acesso às imagens detalhadas e realistas dos equipamentos, máquinas e animais que pretendiam comprar. Por exemplo, um catálogo de animais, impresso ou digital, não permite uma avaliação precisa dos aspectos físicos. Como nem sempre é possível ao comprador fazer uma visita ao local aonde uma máquina ou um animal está localizado, isso costuma gerar perda de negócios, tanto para quem compra, quanto para quem vende”, afirma Régis Borges.
Segundo Bruno Barberi, CEO e sócio da empresa Corollarium, apesar da tecnologia ser complexa no que diz respeito aos requisitos técnicos para o desenvolvimento do Rural 3D, os usuários contarão com uma experiência de utilização bem simples e de fácil acesso. Ou seja, sem sair de casa ou do escritório, poderão avaliar com precisão o que desejam comprar, reduzindo gastos com viagens. “Nosso objetivo é sempre de fazer da tecnologia uma espécie de ‘mágica’. O público deve ver que é uma ferramenta poderosa, mas simples de usar, que dará muito mais informações e detalhes em ângulos diferentes. Deve ser a experiência mais próxima possível de realmente estar lá, olhando o objeto”, descreve Barberi.
Serviço
Pré-lançamento do Rural 3D
9 e 10 de maio
Durante o CONFINAR 2013
Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Campo Grande-MS
Mais informações para a imprensa: jornalismo@ruralcentro.com.br ou (67) 3326 4004.
+ Faça sua inscrição no simpósio CONFINAR 2013
Fonte: Rural Centro