Estratégias de mercado minimizam os riscos do confinamento

09 May 2013

A médica veterinária e especialista em mercado de commodities Lygia Pimentel explanou na manhã desta quinta (9), durante o Confinar 2013, sobre as estratégias para minimizar os riscos do confinamento, entre elas o mercado a termo, hedge com mercados futuros, hedge ativo com mercados futuros, hedge com opções, hedge com estruturas e hedge com estruturas exóticas.

Ela iniciou contando um breve histórico sobre os mercados futuros, seguido de explicações sobre cada mecanismo de proteção. Entre eles o mercado a termo, ferramenta cuja vantagem é não haver riscos de base nem ajuste; o hedge ativo, onde é possível fazer e desfazer a trava de preço de acordo com o comportamento do mercado; e o hedge no mercado de opções, classificado por ela como a melhor opção de maneira geral, mas podendo variar de acordo com cada caso.

“Nesta modalidade, o produtor compra um ‘seguro’ para vender. Por exemplo, ele compra um seguro para comercializar o boi a R$ 105/@, com prêmio mínimo custando R$ 5. E recebendo a diferença de volta quando houver”, explica. Ainda segundo ela, alguns frigoríficos já oferecem esse produto, que tem como diferencial o desconto do valor na hora do pagamento pelo boi, não tendo a obrigatoriedade de pagamento imediato, como ocorre na bolsa.

Antes de encerrar suas explanações, Lygia destacou os produtores as vantagens de tais ferramentas e da necessidade de análise de cada caso para saber qual o melhor método a ser utilizado. “O preço não é tudo, não conseguimos mandar no mercado, mas podemos gerenciar os riscos”, pontua.

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.

Fonte: Ângelo Smaniotto/ Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.