Fatores internos influenciam diretamente na alimentação do rebanho
10 May 2013
Antecedendo a última palestra desta quinta (9) do Confinar 2013, o chefe do setor de bovinocultura de corte da UFLA, Mário Chizzotti fez suas explanações aos presentes acerca do tema ‘Mecanismos que regulam o consumo em dietas de confinamento’, assunto bastante abordado durante todo o dia do evento.
Na oportunidade, ele tratou dos efeitos que podem interferir na regulação do consumo dos animais, tais como o ambiente, psicogênicos, metabólicos, físicos e endócrinos. “Tais variações são indesejáveis, porém sempre existem. Normalmente, quando se avalia um lote, tem-se uma ideia errada de que está tudo bem. Daí a necessidade de acompanhamento de um nutricionista para verificar a causa de tal fato individualmente”, explica Mário.
Segundo ele, um animal consome aproximadamente, desde o nascimento até seu abate, 6 mil toneladas de matéria seca. Esse consumo é influenciado diretamente pelos fatores acima descritos. Entre as alternativas de diminuir ou reduzir o impacto desses fatores sobre o rebanho estão o ‘score de cocho’, através da determinação do nível de sobras, leituras diurnas e noturnas, avaliação da voracidade dos animais no processo e controlar o fornecimento e sobras do lote. Outra alternativa é a formulação de precisão, onde é elaborada uma dieta para atender a necessidade do lote, sem sobras nem falta.
“O ideal seria a alimentação de precisão, porém é fora da realidade brasileira ainda. Nesse sistema, cada animal do lote é monitorado eletronicamente a fim de acompanhar para saber se a alimentação está sendo adequada”, explica Mário.
Para encerrar sua apresentação, o especialista fez algumas recomendações a serem tomadas durante o processo de alimentação do rebanho: o aumento gradativo e intercalado do fornecimento, a limpeza regular dos cochos e dos bebedouros e o ajuste do consumo para as condições climáticas específicas.
Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.
Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro