26 Jun 2013

O Governo do Pará lançará no próximo dia 11 de julho (quinta-feira) uma campanha destinada a ampliar a visibilidade da produção de açaí no Estado. Os detalhes do lançamento, que acontecerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, foram definidos em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (25), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), com representantes da instituição, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), da Vigilância Sanitária do Estado e do Programa Pro Paz. 

O Programa de Qualidade da Cadeia Produtiva do Açaí foi lançado em 2005 (no primeiro governo de Simão Jatene). Desde essa época, o governo vem discutindo e implantando ações para melhorar a produção do açaí, um dos alimentos mais consumidos no Pará, e que já ganhou adeptos em outros Estados do Brasil e no exterior.

Sagri, Sespa e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), em parceria com a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), promovem desde o início deste ano, na sede da Sagri, o curso de capacitação em Boas Práticas para batedores de açaí da Região Metropolitana de Belém, usando pela primeira vez a máquina de branqueamento (ou branqueador), um equipamento que consegue retirar quase 100% das impurezas do fruto.

Recursos - Durante o lançamento da campanha será assinado um termo de compromisso entre o Governo do Estado, por meio da Sagri, e a Avabel, prevendo o repasse de verba para a aquisição de 100 branqueadores para os associados da Avabel. Ainda no evento serão entregues os primeiros 500 certificados aos participantes dos cursos de capacitação, e a Prefeitura de Belém assinará um convênio de repasse de recursos destinados à aquisição de 100 filtros de água para os trabalhadores.

A campanha publicitária terá como alvo produtores de açaí e o público em geral, a fim de que todos tomem conhecimento sobre as constantes ações das entidades que compõem o Grupo de Trabalho do Açaí, e como ter acesso a elas. Essas ações contemplam, inclusive, as linhas de financiamento de entidades bancárias, para que os trabalhadores possam se adequar às exigências das Boas Práticas e oferecer um produto saudável e de qualidade à população.

O Estado do Pará é referência em todo o Brasil no processo de qualificação da cadeia produtiva do açaí. Por isso, Sagri, Sespa, Vigilância Sanitária do Estado, Sesma e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) trabalham em conjunto para manter cursos de qualificação continuada, vistorias a estabelecimentos e pesquisas.

Um dos resultados desse trabalho é o protótipo da máquina de branqueamento, todo desenvolvido por uma empresa paraense. O custo do equipamento está em torno de R$ 2.200,00. A máquina é um tanque de aço inoxidável, com um cesto do mesmo material, onde a água é aquecida a 80°C. O açaí é colocado na água aquecida por alguns segundo e posto, logo em seguida, em água fria. Esse processo é o suficiente para eliminar microorganismos, como o Trypanosoma cruzi (agente causador da doença de Chagas), a Salmonella Spp. e coliformes fecais. O mais importante é que esse procedimento não promove alterações na cor e nem no sabor do produto.

A campanha vai mostrar que o equipamento é importante, tanto para quem produz, quanto para quem consome o açaí, e como o Pará está trabalhando para melhorar a qualidade do açaí consumido no Estado e também o destinado à exportação.

Para o gerente de Fruticultura da Sagri, Geraldo Tavares, a cadeia do açaí envolve s áreas social, econômica e de saúde. “A cadeia do açaí é muito grande. Começa na forma como o fruto é colhido, em como ele é transportado, e, por fim, manipulado. O que pretendemos com a campanha é mostrar que se pode ter um açaí mais saudável, e que o consumidor precisa saber que existe uma forma diferenciada de se obter e consumir um açaí com mais qualidade”, afirmou.

Fonte: Agência Pará de Notícias



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.