19 Jun 2022

 

O Grupo de Trabalho criado com a finalidade de elaborar o Projeto de Criação do Curso de Bacharelado em Zootecnia, instituído pela Portaria de Pessoal nº 30, do diretor geral do Campus de Iturama, realizará, de 10 a 30 de junho de 2022, uma consulta pública com o objetivo de verificar o interesse social pela demanda para a proposição de curso superior de bacharelado em Zootecnia, no Campus Universitário de Iturama. A participação da sociedade, pessoas físicas e jurídicas é fundamental para o processo.

 

De acordo com o Grupo de Trabalho, a consulta pública conta com um questionário virtual com poucas perguntas e curto tempo de preenchimento. O questionário, que pode ser acessado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1uzZX5kvg_mlTBclvosGnfjEiXwKZSTrwLrzZ9-RngEuoFw/viewform , é um dos processos estabelecidos pela PORTARIA DA REITORIA Nº 77, DE 28 DE JULHO DE 2021, que estabelece os procedimentos a serem seguidos para a proposição de novos cursos na UFTM.

 

De acordo com a portaria, além da consulta pública, o grupo de trabalho deverá realizar o levantamento de diversos dados para fundamentar a proposição de criação do curso, entre eles:

 

– levantamento de instituições públicas e privadas que oferecem o curso no território de influência da UFTM;

– procura pelo curso por parte dos candidatos;

– levantamento de demanda de profissionais no território de influência da UFTM;

– análise de possíveis parcerias/pactuações;

– relevância social;

– infraestrutura da UFTM (recursos como salas de aula, equipamentos necessários, laboratórios, acervo bibliográfico, recursos de acessibilidade, recursos audiovisuais, estrutura de serviços);

– corpo docente e técnico-administrativo;

– organização didático pedagógica.

 

Após reunir esses dados, o processo precisa tramitar e ter sua documentação aprovada pelo Conselho de Ensino – Coens e Conselho Universitário – Consu. Caso o processo seja aprovado pelos respectivos conselhos, a proposta do novo curso ainda precisa ser incluída do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Posteriormente, a proposta será encaminhada para análise do MEC.

 

De acordo com o Grupo de Trabalho, esta é uma etapa preliminar para a proposição de criação do curso superior de bacharelado em Zootecnia na UFTM. Caso a comunidade acadêmica e a sociedade civil demonstrem interesse e demanda, o grupo de trabalho emitirá um parecer técnico que será incluído no Projeto de Criação do Curso. Posteriormente, será construído o Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia, para encaminhamento ao Conselho de Ensino – Coens e ao Conselho Universitário – Consu da UFTM, para aprovação.

 

Mais informações:

 

Consulta Pública – clique aqui

 

PORTARIA REITORIA/UFTM Nº 77, DE 28 DE JULHO DE 2021

Fonte: O Presente Rural



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.