História da Raça: Nelore

03 May 2012

Mais de 85% do rebanho nacional de bovinos do Brasil é formado pelo Nelore, personagem da Série História da Raça desta quinta-feira.

navegue por esta página

Origem Origem no Brasil Características Fotos
Linhagens Curiosidade Conversa com Paulo Rondão, da ABCZ  

Origem do Nelore
O Nelore é uma raça indiana, oriunda da antiga província Madras, do Estado de Andra, trazido pelas tribos arianas cinco mil anos antes de Cristo, sendo que a raça é fruto do cruzamento do Ongole com mais de 14 raças diferentes.

Na índia, por não se destinar à produção de carne (por questões culturais e religiosas), o Nelore não sofreu grandes melhoramentos, sendo utilizado mais nos transportes pesados e na produção de leite.

voltar ao topo

Nelore no Brasil
A raça chegou à costa brasileira no ano de 1868, em Salvador/BA. Dez anos depois, um criador suíço, com propriedade no Rio de Janeiro, o senhor Manoel Ubelhal Lemgruber, importou um casal Nelore, aumentando o volume de aquisição em 1883.

Expoagro 2010, Rebanho, NeloreApós Bahia e Rio de Janeiro, o Nelore alcançou a região central do país: Minas Gerais e São Paulo .

Os primeiros registros genealógicos da raça ocorreram em 1938. Em 1970, dados da ABCZ já revelam importação de 6,262 mil zebuínos.

Hoje, o animal é considerado o alicerce da cadeia produtiva no país, uma vez que ocupa mais de 80% do efetivo nacional.

voltar ao topo

Linhagens
As linhagens podem ser:  importada ou nacional. Dentro disso, as importadas são animais trazidos ao Brasil a partir de 1960. As linhagens são dividas por características fenotípicas.

As principais linhagens importadas são:  Karvadi (maior destaque),  Taj Mahal, Golias, Godhavari, Rastan, Akasamu e Padhu.

voltar ao topo

Curiosidades
Informações da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) mostram que em 2011, foram comercializadas 3 milhões de doses de sêmen da raça Nelore no Brasil, 43,04% do total negociado no período (7 milhões de doses).

É da raça Nelore o primeiro clone gerado no Brasil a partir da célula de um animal adulto, o que os cientistas chamam de "clonagem verdadeira" - o mesmo método usado para criar a ovelha Dolly.

voltar ao topo

Raça Nelore: Características
Entre as principais, a adaptabilidade é uma das mais destacáveis, enfrentando bem períodos de seca e alagamento de várias regiões brasileiras, principalmente no Centro-oeste onde há maior concentração.

Além disso, as fêmeas têm facilidade de parto, boa habilidade materna. Animal rústico, fértil, prolífero, longa vida reprodutiva e resistente às doenças comuns nessa região.

Apresenta precocidade sexual, os bezerros a campo nascem com 30kg em média e são desmamados entre 190 e 200 kg. Apresenta ótima conversão alimentar e a porção comestível do animal alcança 705. Por registrar uma parte traseira maior que a dianteira, gera maior quantidade de cortes nobres.

voltar ao topo

Entrevista com Paulo Rondão, zootecnista e juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu

Rural Centro – Na sua opinião, qual é a característica predominante do Nelore?

Paulo Rondão – O Nelore apresenta uma série de fatores positivos, falar de apenas uma característica, exclui outra e não é o correto. O produtor, ao pensar na raça, tem que procurar uma harmonia de todos os elementos, buscar equilibrar a parte econômica, sem esquecer a parte racial, o aspecto racial.

Anote na sua agenda

Para quem quer obter mais informações sobre o Nelore, se atualizar, ver os animais de perto e poder inclusive realizar ótimas negociações e tirar todas as dúvidas, não pode deixar de participar daExpozebu 2012, até 10 de maio, em Uberaba/MG!

RC – O Nelore exige algum cuidado veterinário específico ou uma alimentação diferenciada em relação às demais raças?

PR – Como qualquer outro bovino, tem que ter um cuidado especial na hora do parto. O Nelore é um animal rústico, aguenta mais o período de seca e por isso é o mais criado no Brasil, devido à sua adaptabilidade, sentindo menos os efeitos de um país tropical em comparação às raças europeias, suportando inclusive as discrepâncias climáticas do Pantanal. Não há diferença em termos de alimentação.

RC – Qual é o rendimento carcaça obtido com o Nelore?

PR – É complicado especificar o rendimento carcaça por causa das diferenças de linhagens. Antigamente, animais zerados geravam 54%. Agora, abatemos animais mais jovens, por isso rendem um pouco mesmo, ainda assim, um bom Nelore tem que gerar no mínimo 53%.

RC – Qual o conselho o senhor dá para o produtor que quer entrar na atividade, no setor de engorda?

PR – O criador deve preferencialmente procurar comprar animais de boa qualidade, aliando assim um menor tempo de engorda e um maior rendimento. Mesmo que para isso pague um pouco mais.

RC – Qual a importância do Registro Genealógico?

Este é um ponto amplamente abordado pela ABCZ. O produtor precisa aprender que ao escolher animais que conhece a genética estará melhorando a formação futura do seu rebanho. A relação custo e benefício compensa. Se o criador não comprar gado de reposição barato e sem registro, seguramente, colherá os frutos em breve.

voltar ao topo

Fazenda Haras, Nelore, Rebanho Expo, 2008, Nelore, Adilson Santos Nelore, Rebanho, Brasil Vacas Nelore paridas - Dia de Campo Fazenda Cachoeirão
 
Matrizes Nelore PO Fazenda Cachoeirão Bandeirantes MS    
Plantel de Nelore PO da Fazenda Cachoeirão em Bandeirantes MS Bezerro nelore no dia de campo da Fazenda Cachoeirão em Bandeirantes MS Bezerro nelore po fazenda cachoeirão bandeirantes ms

voltar ao topo

Gostou da reportagem? Sugira novos temas na rede temática "História das raças", na rede social +Rural.

O que é +Rural?

Fonte: Ana Brito / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.