História da Raça: Vaca Illawarra

08 Mar 2012

A equipe de jornalismo da Rural Centro escolheu a Vaca Illawarra para a Série História da Raça desta semana atendendo aos pedidos de um produtor e nosso leitor, Fernando Fonseca.

Segue abaixo a história e as características deste animal com alta capacidade produtiva, além de uma entrevista com Clóvis Glaeser, do departamento comercial da Araucária Genética Bovina.

O Illawarra foi desenvolvido na Austrália, através da junção de raças britânicas: Longhorn Durhams, Durhams Shorthorn, Red Lincoln, Red Ayrshires e Jersey.

Illawarra, exemplar, úbere, Araucária, Rural CentroFoi desenvolvida pelos criadores de Shortorn, da região de Illawarra, no extremo sudeste australiano.

Dados colhidos pela Araucária Genética revelam que uma das mais conhecidas vacas Illawarras se chamava Melba 15th of Darbalara, que obteve o recorde mundial de peso ao atingir mais de 1.000 kg de peso vivo, produzindo 880 kg de manteiga em uma lactação de 365 dias.

Não é difícil uma vaca dessa raça produzir mais de 40 litros por dia em 300 dias por lactação, com mais de 10 mil litros ao todo.

Aqui no Brasil, a genética desta raça está sendo introduzida através da Araucária, para dar origens a animais de meio sangue com alta potência de produção.

voltar ao topo

 

Principais Características desta raça:

Adaptabilidade As vacas australianas estão sujeitas a uma ampla gama de condições climáticas. Embora as temperaturas em áreas de produção leiteira variam de 0 a 40ºC, as vacas ILLAWARRA se desenvolvem em pastagens e não são alojadas em nenhuma época do ano. Consequentemente, elas se adaptam muito bem em países situados nos trópicos, como o Brasil.
Facilidade de Parto Uma das características mais marcantes de vacas ILLAWARRA é a sua capacidade autônoma para parir, sem nenhuma assistência. Uma característica altamente desejável, que ocorre devido a sua excelente formação pélvica e natural determinação como mãe.
Úbere O úbere é grande, mas não pendente, ficando muito bem posicionado atrás e na frente. A pele é fina, elástica e de uma tonalidade laranja, coberta de pelos curtos de seda e veias pronunciadas e visíveis. As tetas são de 65 a 75 milímetros de comprimento, colocadas de forma uniforme, na cor marrom, e debaixo dos vasos sanguíneos.
Longevidade Uma vaca ILLAWARRA pode parir com 2 anos de idade, e parir regularmente a cada 12 meses, aumentando o seu rendimento a cada ano, até chegar a vaca adulta. Muitas têm produzido ao longo da vida mais de 60.000 litros de leite.
Pigmentação O ILLAWARRA tem unhas fortes e pele de pigmentação escura, evitando assim problemas de câncer de pele bronzeada e tetas.
Este é um dos fatores que contribuem para a reputação do ILLAWARRA como animal de excelente temperamento.

voltar ao topo


Entrevista com Clóvis, da Araucária Genética Bovina:

Rural Centro - Esta raça Illawarra exige cuidados veterinários específicos em relação a outras raças?

Clóvis Glaeser - Não, a Raça ILLAWARRA é extremamente rústica dispensando cuidados específicos, sendo necessários apenas os cuidados básicos necessários a qualquer animal de produção.

RC - Qual o rendimento mínimo de leite?

CG - As perspectivas em relação à produção de leite são excelentes, esperando grandes produções destes animais.

RC - E a qualidade do leite em relação a outras raças, há diferença?

CG - Sim, esta é uma raça que introduzimos no mercado com a intenção de melhorar a qualidade do leite em relação à quantia de sólidos (gordura e proteína que possuem índices mais elevados no leite destes animais em comparação as raças criadas no Brasil).

RC - Quais as raças mais indicadas para o cruzamento com o Illawarra?

CG - O Illawarra veio para suprir a necessidade de introduzir uma raça rústica e especializada em produção de leite no Centro-oeste, norte e nordeste brasileiro, além de oferecer mais uma opção de cruzamento e refrescamento de sangue entre raças de leite: Holandês, Jersey, Pardo Suíço Leiteiro, Girolando e outras raças mestiças.

Ótima para uso no Holandês para criadores que desejam manter uma boa produção e aumentar a rusticidade de seu rebanho aproveitando para melhorar a qualidade do leite (sólidos).

O sêmen também podem ser utilizado em animais da raça Jersey, dando bons frutos. Já até temos um criador que está utilizando o Illawarra em suas matrizes da raça pitangueiras.

Seu uso é muito indicado para criadores que possuem gados mestiços que desejam melhorar o tipo leiteiro nas raças mestiças, (estrutura de corpo e sistema mamário), mantendo a rusticidade de seus animais.

RC - O produtor que quiser adquirir sêmen e iniciar o cruzamento, quais são os passos?

CG - Para isto basta entrar em contato com a Araucária Genética Bovina através de nosso site, pelo telefone (43) 3315 3500 ou um de nossos representantes.

voltar ao topo
 

Rebanho, Illawarra, Vacas Illawarra, vaca, Exemplar Vaca, Exemplar, Illawaarra

Bezerro, 10 meses, Illawarra

Gostou da reportagem? Sugira novos temas na rede temática "História das raças", na rede social +Rural.

O que é +Rural?

Fonte: Ana Brito / Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.