Insumos agrícolas e sua importância na agricultura

14 Feb 2022

Os insumos agrícolas são essenciais na agricultura, eles têm um papel muito importante, onde visam melhorar a qualidade, a produtividade e auxiliam na velocidade do crescimento das plantações.

O que são insumos agrícolas?

Os insumos agrícolas, são todos os componentes fundamentais para o crescimento de um produto ou serviço. Eles se dividem em diversas classes, como: os defensivos agrícolas, controladores de pragas, fertilizantes para solo e como os equipamentos e maquinários para uso nas plantações.

Os insumos podem ser usados de várias formas, porém, todos possuem um objetivo em comum, que é aumentar a qualidade do alimento produzido, e diminuir as perdas naturais que toda plantação possa ter.

Os insumos são utilizados de duas formas diferentes, como:

Fatores de produção - Que compreendem o capital, o lucro, tempo de trabalho, máquinas e equipamentos.

Matéria-prima - É a parte do produto que mais importa, ela é utilizada com outros insumos no processo de produção.

Tipos de insumos agrícolas

Insumos Biológicos, são compostos orgânicos, utilizados em lavouras como os adubos, fertilizantes naturais, abelhas polinizadoras, predadores de praga, esterco animal, entre outros.

Insumos Químicos, é derivado de materiais naturais como minérios e calcário, que atuam no solo com o intuito de prepará-lo para receber adubos químicos e os defensivos agrícolas, para determinadas plantações.

Insumos Mecânicos, são os equipamentos utilizados para tratar e preparar a lavoura, como semeadoras, coletores arados, pulverizadores e até de irrigação.

Todos esses equipamentos mecanizados têm por objetivo, facilitar e agilizar a execução dos trabalhos rurais, as máquinas são grandes aliadas no plantio, pois diminuem a necessidade do produtor rural exercer a força constantemente.

Classificação dos insumos agrícolas

Todos os insumos agrícolas têm por base a mesma função, que é tornar possível a execução do trabalho e a produção dos alimentos e produtos. Eles são divididos em três tipos:

Natural - Está relacionado à matéria-prima: como a água, o solo, as sementes, a árvore e seus frutos.

Trabalho - Está relacionado à mão de obra, que trata-se do trabalho humano e o trabalho das máquinas.

Capital - Está relacionado ao investimento realizado no serviço ou no produto

A Importância dos Insumos Agrícola na Agricultura

Sem os insumos, é impossível plantar e produzir, por isso são fundamentais na produção agrícola. Sem grãos, sem maquinário, sem a força do trabalho humano ou sem território para plantarmos, simplesmente não há produção.

Qual a diferença entre insumo e matéria-prima?

Matéria Prima

A matéria prima trata-se do material que está ligado fisicamente ao produto fabricado, que acaba tornando parte um do outro. São conhecidos como utilização direta na produção, como por exemplo embalagens e rótulos; na cerâmica a argila para produzir os tijolos; o algodão para produção do tecido; madeira para produzir os móveis, entre vários outros.

Insumo

O insumo trata-se da condição de produção como as máquinas ou como matéria prima.Como exemplo podemos citar a argila para produzir os tijolos e o próprio forno usado para queimar os tijolos, ou seja, a matéria prima (argila) é um insumo e, também, o forno que é um ativo imobilizado classificam-se como insumo.

Veja este exemplo.

? Imagine uma indústria cerâmica de tijolos:

? A argila para produzir os tijolos é uma matéria prima classificada como insumo;

? A lenha utilizada no forno para queimar os tijolos é um material de uso e consumo classificado como insumo;

? O próprio forno usado para queimar os tijolos é um ativo imobilizado classificado como insumo.

Sendo assim, podemos ver que a agricultura precisa seguir um planejamento para produzir, armazenar e comercializar seus produtos. E os insumos agrícolas, são fundamentais em todas as etapas do planejamento, pois se compreendem os mecânicos que são os equipamentos e máquinas), os biológicos que são os elementos de origem vegetal ou animal, restos de culturas, estercos, sementes e mudas, microrganismos, algas, etc.) e por último os minerais ou químicos (fertilizantes, pós de rocha e defensivos agrícolas).

Fonte: Jéssica Andrade - Marketing Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.