Integração lavoura-pecuária ajuda a aumentar o faturamento de confinadores

10 May 2013

Um dos sistemas de integração mais utilizados tanto no Brasil quanto em Mato Grosso do Sul, integração-lavoura-pecuária também foi tema de palestra durante o Confinar 2013, assunto ministrado pelo engenheiro agrônomo André Dobashi.

Ele também ressaltou a importância de se realizar um planejamento prévio baseado em levantamento de dados da propriedade, com bom nível de detalhamento resultando em máximo precisão e resultados satisfatórios, pois nesse sistema não se prioriza nem pecuária nem lavoura, são tratados igualmente.

“Para a engorda, o animal é colocado em pastejo o mais jovem possível, uma vez que precisa de proteína bruta, oferecida pelo pasto novo. Para melhores resultados, aliam-se suplementos energéticos”, conta André. Ele acrescenta ainda que na integração lavoura-pecuária, o próprio animal é que passa a ser o manejador do pasto.

O engenheiro enfatiza que esse sistema de integração aparece como opção e não como solução para o produtor, de acordo com as necessidades e objetivos que ele busca. Entre as vantagens para quem confina estão a produção própria de grãos a serem utilizados na dieta, o uso de forragem de qualidade na entressafra, além da redução de riscos na agricultura.

“Em 5 anos, o faturamento da pecuária pode chegar a 70%, devido ao alinhamento com a lavoura simplesmente”, demonstra. Ainda segundo ele, são poucas as publicações científicas e pesquisas que unam os dois temas – ILP e confinamento de gado de corte. “Precisamos de mais pesquisas técnicas e econômicas ligadas ao aproveitamento de resíduos na alimentação animal e ao manejo de pastagens no sistema de integração lavoura-pecuária”, cobra o consultor. André lembrou que a integração diminui o custo e o tempo de confinamento e que, em contrapartida, o confinamento libera área para a lavoura e termina o animal de forma intensiva.

Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.a

Fonte: Ângelo Smaniotto/Rural Centro



Nosso site possui algumas políticas de privacidade. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender quais são, clique em POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao clicar em Eu concordo, você aceita as nossas políticas de privacidades.