Levantamento correto de dados maximizam lucros no confinamento

09 May 2013
O zootecnista e mestre em nutrição animal, Daniel Miranda, encerrou a manhã de palestras do Confinar 2013 desta quinta (9) falando da importância da realização de um correto levantamento de dados e adequada análise de informações do confinamento. Para ele, somente assim é possível obter respostas precisas acerca das vantagens e possíveis desvantagens do confinamento.
Através de análises apropriadas e específicas é possível alcançar o lucro com o mínimo de dispêndio de capital. “Nem sempre o boi mais pesado é o que dá mais lucro e nem sempre o mais leve vai demandar mais investimento’, afirma Daniel.
Tais levantamentos compostos de fórmulas, gráficos e dados estatísticos possibilitam estabelecer parâmetros que busquem minimizar os gastos e maximizar as receitas, desde que sejam adotadas práticas corretas e diferenciais para cada caso, aumentando assim a precisão do efeito desejado.
“Atualmente o Brasil possui 4 milhões de cabeças de gado confinadas. É impossível adotar o mesmo sistema para todas as regiões do país, daí a necessidade desse estudo específico para cada situação”, enfatiza.
Confinar 2013 – Realizada através da parceria da Rural Centro com a Beef Tec, a segunda edição do evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 8 horas. Em 2013 serão tratados aspectos específicos do uso estratégico do confinamento bovino, como as novas tendências de consumo, mercado e tecnologias que melhoram a produtividade da fazenda. Entre no site oficial do CONFINAR 2013, www.confinar.net e veja a programação do simpósio. Se preferir, entre em contato pelo e-mail ruralcentro@ruralcentro.com.br ou pelo telefone (67) 3326 4004.
Fonte: Ângelo Smaniotto/ Rural Centro