Minas Gerais ganha posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

12 Jun 2022
Foi inaugurado no CEASAMINAS – Contagem (MG) – um novo posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa que reúne fabricantes, distribuidores, agricultores e poder público
Localizado no CEASA de Contagem, a nova unidade será gerenciada pela ARDAVPR - Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale Paraopeba e região – e facilitará a vida dos agricultores de 34 munícipios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que poderão devolver as embalagens no mesmo local de entrega da produção.
Foi inaugurado no CEASAMINAS – Contagem (MG) – um novo posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa que reúne fabricantes, distribuidores, agricultores e poder público.
A cerimônia, realizada dia 08/06, contou com a presença do secretário da Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes; do presidente da ARDAVPR, Jaeder Santana Soares; do presidente da CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. - Luciano José de Oliveira; do presidente da APHCEMG - Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das CEASAS do Estado de Minas, Ladislau Jeronimo de Melo e do gerente de operações do inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens, Antonio Carlos Amaral.
Gerida pela ARDAVPR - Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale Paraopeba e Região, a unidade tem 100 m2 de área construída e poderá receber mais de 4 toneladas/mês de material, que será encaminhado para processamento na central de São Joaquim de Bicas (MG).
Devido à sua localização estratégica, no CEASAMINAS, o posto otimizará o tempo dos produtores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composta por 34 municípios. A nova unidade permitirá que os agricultores devolvam as embalagens vazias de defensivos no mesmo lugar de entrega de sua produção agrícola, gerando economia de tempo e combustível. “Antes da inauguração, o produtor chegava a rodar até 100 km para deixar seus produtos no CEASA, devolver as embalagens na central de São Joaquim de Bicas e retornar à propriedade, dependendo de sua localização. Isso podia levar até 3 horas do seu dia de trabalho”, explica o presidente da ARDAVPR, Jaeder Santana Soares.
O posto, que entrará em operação assim que as licenças saírem, funcionará como uma extensão da Central de São Joaquim de Bicas, ficando responsável pelo recebimento e triagem por tipo de material (plástico), tamanho e cor. Depois de separadas, as embalagens seguem prontas para serem processadas na Central, onde são colocadas diretamente na prensa. “Com a primeira etapa sendo feita no posto, a equipe da Central poderá se dedicar a outras atividades, aumentando sua produtividade”, destaca Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do InpEV, entidade gestora do Sistema Campo Limpo.
De acordo com Amaral, a inauguração ampliará ainda mais a malha de recebimento de embalagens de Minas Gerais, chegando a 9 unidades nas regiões estratégicas do estado. “Minas Gerais responde por 7% do total de embalagens destinadas corretamente no Brasil, que em 2021 foi de cerca de 53,5 mil toneladas”.
A implantação do posto de recebimento segue as normas da Lei nº 9.974/00, que disciplinou a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e estabeleceu responsabilidades compartilhadas entre indústria, canais de distribuição, agricultores e poder público.
De acordo com a lei, cabe ao setor de comercialização indicar ao agricultor, na nota fiscal de venda, o local onde as embalagens vazias devem ser devolvidas. A lei estabelece também que a indústria fabricante deve se responsabilizar pela logística reversa e destinação final ambientalmente correta, o que acontece por meio do inpEV.
Posto de recebimento CEASAMINAS
Endereço: Rodovia BR 040 – KM 688 – Contagem (MG)
inpEV e o Sistema Campo Limpo
Fundado em 2002, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei de Agrotóxicos (Lei Federal nº 7.802).
É uma instituição sem fins lucrativos, formada por 140 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.
Informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.
Unidades de Recebimento
No Brasil, existem mais de 400 unidades fixas de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas: 99 centrais e 312 postos. Do total de unidades, 92 contam com o Agendamento Eletrônico de Devolução.
Fonte: Portal do Agronegócio