Novos caminhos, no campo e na cidade

13 Nov 2012

Em projeto pioneiro, UOL e Rural Centro selam parceria de conteúdos de agronegócios e mídia

“Nunca se comeu e se falou tanto”. A importância pontual do agronegócio para a sociedade e vice-versa está ficando cada vez mais evidente pelas novas possibilidades que a internet oferece. A frase entre aspas, aliás, foi proferida por quem vive do agronegócio e da internet. Formado em direito e MBA em marketing pela FGV, Régis Borges é sócio proprietário e diretor de marketing da Rural Centro, primeira empresa a adotar o conceito de rede de agronegócio no Brasil. Pautada pelos pilares informação, relacionamento e negócios, a rede se movimenta em torno do site www.ruralcentro.com.br. O portal é atualizado diariamente através de gestão de notícias, eventos agropecuários, cotações, artigos, análises de mercado e geração de negócios, tudo isso integrado através de uma rede social (+Rural, conheça aqui). O formato inovador fez com que a empresa fechasse em outubro deste ano uma parceria pioneira no agronegócio para compartilhamento de conteúdos e publicidade com o UOL (Universo Online – www.uol.com.br), empresa do Grupo Folha cujo site tem a maior audiência do Brasil e está entre os maiores da América Latina.

Em entrevista, Régis Borges explica tendências de comunicação para o agronegócio e internet, fala sobre os novos projetos da Rural Centro e conta a história da empresa. Leia abaixo:

De onde surgiu a Rural Centro?

Régis Borges: O projeto nasceu comigo e com o Edgar (Sperb, um dos quatro sócios). Nós trabalhávamos em uma empresa de telecomunicações e, a partir dessa amizade, surgiu a ideia da Rural Centro no ano de 2005. A intenção era desenvolver um projeto que envolvesse o principal setor da economia no país, o agropecuário, com foco em melhorar os negócios. Para movimentar a plataforma, precisávamos de audiência e, para isso, gerar informações. Assim, o produtor estaria mais bem informado sobre sua atividade e teria a oportunidade de aprimorar a gestão de seus negócios, melhorando sua rentabilidade como consequência.

E como foi o início?

Régis Borges: Para começar, chegamos à conclusão que devíamos focar as energias nos aspectos práticos de quem de fato vive o agronegócio e põe a mão na massa, pois é evidente que o produtor é apenas um elo, ou seja, trabalhando esse elo você acaba formando relações e influencia os outros integrantes da cadeia. A nossa ideia foi desenvolver algo que tivesse relação com a atividade propriamente dita, mas voltada à gestão do produtor. Então, escolhemos a internet, que é uma ferramenta de baixo custo e possui uma abrangência que outros tipos de mídia não trariam. Montamos um portal (que foi ao ar em julho de 2007) para ganhar audiência, ter uma marca com credibilidade e promover negócios. O que temos desenvolvido até agora está alinhado com os nossos pilares: informação, relacionamentos e negócios.

Como aconteceu a parceria com o UOL?

Régis Borges: Hoje, somos um grande site focado no setor agropecuário e inserido em um gigante da comunicação. A força do setor, em especial, é responsável por grande parte dessa conquista. O agronegócio ostenta um quarto do PIB nacional, mais de um terço das vagas de trabalho e, mesmo assim, com exceção das pessoas envolvidas diretamente com o setor, a sociedade em geral não tem uma visão clara do que acontece nesse ramo. Isso está mudando. A parceria da Rural Centro com o UOL aponta exatamente isso, o interesse de um grupo grande em ter um trabalho com conteúdo voltado para o segmento agropecuário.

Que possibilidades traz a parceria com o UOL?

Régis Borges: Não é à toa que o UOL é o maior portal da América Latina, assim como também não é à toa nossa inserção nesse portal. Com isso, os nossos clientes e parceiros terão a oportunidade de vincular suas marcas a projetos bem elaborados que contam com a estrutura e expertise da Rural Centro e do UOL.

O UOL é gigante, um canal de grande audiência e, para a gente, a tendência é que essa parceria vá inevitavelmente abranger um número maior de usuários no "rural" e proporcionar projetos pensados e elaborados com o objetivo de tornar o setor cada vez mais conhecido pela sociedade.

Que tipos de projetos podem ser elaborados?

Xícara de caféRégis Borges: Nós vamos continuar dando toda a atenção e estrutura aos nossos clientes atuais. Também, a partir de agora, daremos uma ênfase ainda maior ao trabalho de parcerias. Além disso, para as empresas que tiverem interesse, estaremos à disposição para discutir e oferecer serviços customizados. Essa é uma situação nova e até por isso tão legal e instigante, porque nós vemos outros nichos trabalhando projetos já com desenvoltura e agora teremos essa oportunidade no agronegócio. Buscamos uma linguagem mais leve e aderente ao dia-a-dia das pessoas no agro e, de certa maneira, estamos percebendo o interesse desse setor em comunicar-se com a sociedade em geral. Com a parceria novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos que atendam a necessidade dos vários elos das diversas cadeias produtivas até o consumidor final serão uma realidade.

Fonte: Rural Centro



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